Cafeicultores reúnem-se pela melhoria da qualidade do café cianortense

Publicado em: 08/12/2023 15:01 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Na tarde da última quinta-feira (08), a Secretaria Municipal de Agricultura reuniu, no auditório do Paço Municipal, produtores rurais integrantes do projeto Luiz Ferraz de Mesquita Filho, de incentivo à cafeicultura. O encontro teve como objetivo tratar sobre a formação de uma associação de cafeicultores cianortenses e também sobre manejos que possam impactar positivamente a produção prevista para 2024. Na oportunidade, os cinco vencedores do 1º Concurso de Café Qualidade do Médio Noroeste, realizado em julho deste ano, durante a Feira de Agronegócios dos Produtores da Amenorte (FEAPAM), receberam a certificação do prêmio.

“Nosso objetivo é promover a integração entre os produtores, em um esforço conjunto pela promoção da qualidade dos cafés, além de valorizar aqueles que tratam bem sua lavoura. Ao fortalecer um setor agrícola, aumenta-se a produção e a renda, melhora-se a qualidade de vida no campo e promove-se a sucessão familiar, entre muitas outras vantagens”, comentou o secretário municipal de Agricultura, Anízio Menarim Filho.

“Sabemos do potencial da cultura em nosso município, que já teve sua economia baseada na produção cafeeira. Por isso, criamos, em 2022, o Programa Municipal de Expansão e Qualificação da Cafeicultura que, com o apoio de vários órgãos parceiros, tem ofertado mudas e assistência técnica. Desde então, já distribuímos 250 mil mudas, ou seja, 125 mil por ano”, ressaltou prefeito, Marco Franzato.

Conforme o chefe da Divisão de Fomento Agropecuário, Adenir Volpato, “além do fornecimento das mudas, o projeto prevê, ainda, a total assistência técnica no desenvolvimento da cultura, com o apoio na elaboração de planos de crédito, bem como a oferta de horas-máquina e organização para a comercialização do produto”, disse. Já o chefe do Escritório Regional da Secretaria Estadual de Abastecimento (SEAB), Francisco Cascardo Neto, afirmou que “esse esforço conjunto tem feito com que Cianorte ganhe destaque no noroeste paranaense, quando se fala em ampliação da área de cultivo”.

O CONCURSO: Parte da Feira de Agronegócios dos Produtores da Amenorte (FEAPAM), o 1º Concurso de Café Qualidade do Médio Noroeste premiou os melhores cafés em qualidade bebida entre os produtores de Cianorte e região. A ocasião contou com a participação de 17 proprietários rurais, meeiros, arrendatários ou parceiros, com real comprovação de que desenvolvem atividade cafeeira no Médio Noroeste do Paraná. Os lotes foram compostos por 100% de café arábica. Os vencedores foram: Rita de Oliveira Moura (1º); Marcia Sanches (2º); Rosinei Cotian Garcia (3º); Maurício Rezende (4º); e Santina Gonçalves (5º).