Projeto Maracujá incentiva a produção de 260 mil quilos da fruta em Cianorte

Publicado em: 24/10/2023 14:03 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Os 22 produtores rurais de Cianorte que aderiram ao Projeto Maracujá, de incentivo à cultura, já estão com seus pomares formados. São 17.750 mudas plantadas, que produzirão cerca de 260 mil quilos do fruto por safra, abastecendo uma indústria de polpas da região, bem como reforçando o mercado local.

A iniciativa é resultado da união firmada entre a Secretaria Municipal de Agricultura, o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR – Paraná), a Cooperativa dos Agricultores Familiares dos Municípios da Amenorte (Cooanorte) e a PolpaNorte. O projeto nasceu depois de a indústria relatar a alta demanda pela fruta. Então, foi realizado um Dia de Campo para que todos conhecessem o manejo. Na sequência, a Secretaria de Agricultura de Cianorte propôs uma ajuda de custos para os interessados, por meio dos recursos do Fundo Municipal Agropecuário.

“Este projeto tem tudo para ser um sucesso: subsídio do poder público num valor aproximado de R$ 65.000,00, por meio da aquisição de tela, lona, palanque tratado, arame e adubo; apoio da indústria no fornecimento das mudas e aquisição da produção; e assistência técnica dos órgãos envolvidos. As únicas exigências que fizemos aos produtores foram que integrassem a Cooanorte e que atendessem às recomendações técnicas”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Anízio Menarim Filho. Além dos 22 produtores cianortenses, outros 43 dos demais municípios também aderiram ao cultivo, totalizando 65.