Evento celebrativo classifica equipes para etapa nacional de Robótica

Publicado em: 14/09/2023 13:54 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

A Secretaria Municipal de Educação promoveu, na tarde dessa quarta-feira (13), no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) de Cianorte, a fase regional da Robótica First Lego League (FLL). A animação e a criatividade marcaram o evento, que contou com a participação de 21 equipes, de estudantes com idades entre 6 e 10 anos, e selecionou as três que representarão o município na fase nacional da competição, que acontece em Curitiba, no dia 27 de setembro.

O desafio da A FIRST® LEGO® League Explore deste ano, chamado SUPERPOWERED SM, envolveu diferentes tipos de fontes, armazenamento, métodos de distribuição e formas de consumo de energia. Os estudantes dos 3os, 4os e 5os anos das escolas municipais Jardim Aeroporto, Jorge Moreira da Silva, Lucia Moro,  General Ernesto Geisel (São Lourenço) e Liomar Gomes tiveram que construir um Modelo de Exploração da temporada em LEGO® e motorizá-lo utilizando o conjunto LEGO® Education WeDo 2.0 ou LEGO® Education SPIKE™ Essential. No final, os alunos montaram um Show Me Poster para registrar todas as evoluções.

“É muito satisfatório ver que começamos do zero as aulas de Tecnologia e Inovação e hoje os professores e alunos desempenham um trabalho incrível”, comentou a secretária da pasta, Jakeline Plácido Marcon. Neste sentido, o presidente da Câmara Municipal, Wilson Pedrão, acompanhado dos vereadores Pastor Dejair Barbosa Melo, Marcia Pereira e Professora Neuza Casassa, parabenizou os envolvidos na iniciativa. Já o prefeito, Marco Franzato, defendeu que “projetos como este, que preparam as crianças para o futuro, farão de Cianorte uma referência na área educacional. Estamos investindo para que as próximas gerações sejam ainda melhores”, ressaltou.

Também estiveram presentes na ocasião o chefe do Núcleo Regional de Educação, Emerson Tolentino de Matos; a diretora geral da Secretaria Municipal de Educação, Shirley Scomparin; a diretora de Planejamento Estratégico e Políticas Públicas Educacionais, Juliana Turetti Romeiro Peruci; a coordenadora Educacional e Pedagógica de Tecnologia e Inovação, Claudia Roberta Amorim Pereira Stefane; e a diretora do CEEP, Francieli Casassa. A animação ficou por conta dos atores, Alef e Marcinha.

A equipe de avaliadores era formada por dezoito integrantes, entre profissionais da educação e representantes de organizações ligadas à inovação. Todas as equipes participantes foram premiadas com medalhas, entretanto apenas três seguem para a etapa nacional. São elas: “Liobóticos”, da Escola Municipal Liomar Gomes, da professora Edna Neves; “Energia Total”, da Escola Municipal General Ernesto Geisel, da professora Mônica Francisco; e “Os energizados”, da Escola Municipal Jorge Moreira da Silva, da professora Alessandra Rigoldi.

Confira como ficou a classificação final:

PREMIADOS POR GATEGORIA

Super Inovadores

Little Makers

Jardim Aeroporto

TEAM MODEL (modelo de equipe)

Somos o futuro

Letícia Milani

Lúcia Moro

Inovadores da Energia

Gatoxas

Energia Total