Trânsito de Cianorte terá lombadas eletrônicas

Publicado em: 13/09/2023 16:52 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Nesta semana, o Município de Cianorte avançou na instalação de novos dispositivos para redução de velocidade em duas vias de intensa circulação: a Avenida José da Silveira e a Rodovia Vereador José da Silva. Ambas estão recebendo duas lombadas eletrônicas cada. O sistema visa garantir a segurança, por meio da fiscalização eletrônica, em locais estratégicos. Os equipamentos substituem os populares “quebra-molas”. São fixos, de maneira visível aos usuários, reforçando, além do monitoramento, sua importância educativa.

“A instalação desses dispositivos é resultado de estudos técnicos, após solicitações, tanto do poder público, como os requerimentos da Câmara de Vereadores, quanto da sociedade. As duas vias são rotas extremamente importantes: a Avenida José da Silveira liga o Parque Industrial aos Seis Conjuntos e a Rodovia Vereador José da Silva dá acesso ao distrito de Vidigal. Ambas têm fluxo intenso e, por suas características planas e retilíneas, apresentam recorrentes situações de abuso de velocidade por condutores. Assim, as lombadas eletrônicas estão sendo instaladas em pontos avaliados tecnicamente como críticos”, destaca o diretor da Diretran, Carlos Eduardo de Oliveira.

Na Avenida José da Silveira a redução da velocidade nas lombadas eletrônicas será de 50 km/h para 30 km/h e na Rodovia Vereador José da Silva de 80 km/h para 50 km/h. “Todo estudo realizado pelo corpo técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, bem como os requisitos adotados para sinalização do local, respeitam as regulamentações impostas pelo Conselho Nacional de Trânsito, o Contran. As velocidades estabelecidas são as necessárias para garantir a segurança de pedestres e ciclistas, sem tirar o conforto e a mobilidade dos usuários de veículos motorizados. Os equipamentos estão em fase final de instalação e a população será avisada previamente sobre quando começarão a funcionar”, salienta a titular da pasta, Mariana Affonço.