Inscrições para Conselho Tutelar terminam nesta quinta-feira

Publicado em: 30/08/2023 10:52 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Aqueles que desejam atuar no cumprimento dos direitos da criança e do adolescente no município de Cianorte devem se apressar. Isso, porque, termina nesta quinta-feira (31) o período de inscrições para a eleição do Conselho Tutelar. Os interessados devem comparecer à Sala dos Conselhos, localizada na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Praça Olímpica Marcos Danilo Padilha, 236, Zona 04), com atendimento das 8h30 às 11h ou das 14h às 17h, e realizar a entrega da documentação.

O Processo de Escolha é para o quadriênio 2024/2027 e abrange inscrição, avaliação documental, exame de conhecimentos específicos, avaliação psicológica e médica, eleição e curso de formação inicial. Todas as etapas têm caráter eliminatório. O edital que especifica o novo Processo de Escolha dos Membros pode ser consultado no Órgão Oficial do Município, Edição Nº 2641 (https://cianorte.pr.gov.br/uploads/diarioOficial/2641x.pdf) ou diretamente pelo link http://www.cianorte.pr.gov.br/uploads/arquivo/10-REABERTURA-DAS-INSCRICOES.pdf

Entre os requisitos, é preciso ter idade superior a 21 anos; ser residente do município há, pelo menos, dois anos; ter reconhecida idoneidade moral por certidões negativas; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares; apresentar certificado de ensino superior atestado pelo MEC; carteira de habilitação, no mínimo, categoria B; comprovação de experiência profissional mínima de um ano na promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente; não exercer mandato eletivo, cargo em comissão ou função gratificada na administração direta ou indireta, em qualquer esfera, durante todo o Processo de Escolha; entre outros.

“Vale lembrar que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente decidiu por reabrir o prazo para inscrição de novas candidaturas, devido ao baixo número de aprovados no Exame de Conhecimentos Específicos do primeiro trâmite. Os três já habilitados seguem no processo. O objetivo é que a eleição ocorra com o maior número possível de candidatos, de modo a ampliar as opções de escolha pelos eleitores”, explicou a presidente do CMDCA, Daniela Brazoloto.