Projeto beneficia estudantes da rede municipal com óculos de grau

Publicado em: 07/08/2023 15:43 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Na manhã desta segunda-feira (07), o projeto Saúde Visual promoveu a entrega dos oito primeiros óculos de grau. A iniciativa, que tem como objetivo detectar problemas de visão em crianças matriculadas nas escolas municipais, encaminhá-las para consulta médica e fornecer os acessórios gratuitamente, teve início em abril e já avaliou a acuidade visual de 625 estudantes.

Fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Lions Clube Cianorte, Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Cianorte, Secretaria Municipal de Saúde, Honorp e Mercadão dos Óculos, o projeto funciona da seguinte maneira: as crianças são avaliadas pelos estagiários do Curso Técnico em Enfermagem ou pelos profissionais do Honorp, que aplicam os testes de Jaeger e Snellen. Aquelas que apresentam algum tipo de dificuldade visual são encaminhadas para consulta com um oftalmologista e, caso seja necessária a aquisição de óculos, contam com o apoio do Lions Clube, que está doando 60 unidades, e do Mercadão dos Óculos, que fornecerá os demais.

Até o momento, o Saúde Visual contemplou 259 estudantes da Escola Municipal João Bueno de Godoy; 129 na Escola Ovídio Luiz Franzoni; 228 na Escola Jardim Aeroporto e outros oito casos emergenciais. Destes, 154 apresentaram algum tipo de dificuldade e foram encaminhados para consulta oftalmológica, sendo que 65 já foram consultados e oito precisaram de óculos.

“Este é um projeto que nos enche de orgulho, pois sabemos que as famílias dos beneficiados dificilmente teriam condições de custear esses óculos, tão importantes para o dia a dia, seja nos estudos, ou nas atividades rotineiras. Por isso, agradecemos a todos os parceiros que estão nos ajudando a transformar a vida desses alunos”, afirmou a diretora de Planejamento Estratégico e Políticas Públicas Educacionais, Juliana Turetti Peruci, acompanhada por membros das secretarias de Educação e de Saúde; do Lions Clube Cianorte e equipe da ótica.