Abrigo temporário contra o frio reforça atendimento de pessoas em situação de rua

Publicado em: 12/06/2023 16:29 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Comunidade pode auxiliar na identificação desse público, ligando para o Plantão de Abordagem Social, pelo telefone (44) 99118-8217

O inverno tem início, oficialmente, na próxima semana (21). Porém, as temperaturas já começaram a baixar nessa segunda-feira (12). Pensando no bem-estar das pessoas em situação de rua, a Secretaria Municipal de Assistência Social ampliou as vagas de acolhimento, com a organização de um abrigo temporário em um imóvel do município. O local funcionará entre os meses de junho e agosto, ou enquanto o frio mais intenso perdurar, das 18h às 8h.

São 12 vagas, em que as pessoas em situação de rua terão à disposição colchão, roupa de cama e cobertores. Se for necessário, poderá ser servida uma refeição. Com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Bem Estar Animal, também serão ofertadas casinhas e ração para os animais de estimação que acompanharem seus donos.

O município possui, ainda, um Termo de Colaboração firmado com o Centro de Apoio à População em Estado de Rua - Caper, que oferta, de forma continuada, 30 vagas na Casa de Passagem, onde esse público pode pernoitar; fazer três refeições; ter cuidados com higiene pessoal, como banho e lavanderia; além de ter acesso a atendimentos técnicos especializados e a atividades diversas, com o objetivo da promoção social. Na Casa da Sopa também são garantidas, por meio de Termo de Colaboração, 50 vagas por dia para almoço, de segunda a sexta-feira. A entidade oferece, ainda, banho, café e roupas limpas.

Conforme a secretária da pasta, Aline Rosa Kist, “aqueles que por alguma razão não conseguirem ou não quiserem ficar na Casa de Passagem (Caper), serão encaminhados pela equipe do Plantão de Abordagem Social ao abrigo provisório. Assim, é de grande importância que a comunidade auxilie na identificação dessas pessoas, entrando em contato pelo telefone (44) 99118-8217”, ressaltou a secretária, lembrando que, de acordo com as normativas que regem o trabalho junto à população de rua, o usuário tem liberdade para aderir ou não aos serviços ofertados.