Prefeitura de Cianorte entrega sete cadeiras de rodas motorizadas

Publicado em: 01/06/2023 16:47 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Ter autonomia na locomoção, com o deslocamento comandado pelo próprio usuário: esta é a nova realidade de sete cianortenses com mobilidade reduzida que receberam cadeiras de rodas motorizadas, na tarde dessa quinta-feira (01), por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Noroeste do Paraná (Ciscenop). A aquisição foi realizada em processo iniciado em dezembro de 2022, com recurso do Governo Federal, que custeou R$ 5.593,65 de cada cadeira, e contrapartida do Município no valor de R$ 1.106,35, sendo cada unidade no valor total de R$ 6.700.

A ocasião que oficializou a entrega foi realizada no Paço Municipal e contou com orientações aos beneficiários e acompanhantes. “Equipamentos de mobilidade assistida costumam ter preços elevados, o que dificulta o acesso de muitos que precisam. Por isso, este programa é tão louvável: por oferecer uma ferramenta de conforto e autonomia àqueles que, de outra forma, não poderiam adquiri-la”, ressaltou o prefeito e presidente do Ciscenop, Marco Franzato.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Neilson Etanio de Sousa, para receber uma cadeira de rodas motorizadas, o paciente tem que cumprir diversos requisitos e comprová-los através de exames e laudos médicos. “Para dar mais celeridade ao processo, a partir deste ano, as solicitações passam pela gestão direta da Supervisão de Órtese e Prótese do Município. Os pedidos são avaliados por profissionais ligados à área, para que aqueles que recebam tenham verdadeiras condições de uso”, explicou, acompanhado pela equipe.