Últimos dias para participar da consulta pública sobre mobilidade urbana

Publicado em: 29/05/2023 11:29 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Moradores de Cianorte têm até quarta-feira (31) para contribuir com sugestões

A consulta pública que subsidiará a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) está chegando ao fim. Moradores de Cianorte têm até quarta-feira (31) para opinar. Para participar, basta acessar o formulário disponível na página da Diretran (www.cianorte.pr.gov.br/diretran), botão "Formulário", ou diretamente o link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdqMNYHzhKp4MZIfxSkGLwHIjRXoCh9LdsZT01JUHzMtau8Yg/viewform.

Entre os questionamentos, estão perguntas como: Que nota você dá para as vagas de estacionamento? Como você avalia a conservação das calçadas no seu bairro? Quais investimentos você considera mais importantes na cidade? “Nossa intenção é compreender os reais problemas de mobilidade existentes e identificar as percepções e as situações vivenciadas pelos cidadãos cianortenses em seus deslocamentos diários, seja por motivo de trabalho, estudo, lazer, compras ou outros. Assim, convidamos aqueles que até o momento não participaram, para que respondam o quanto antes”, afirmou a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Mariana Affonço.

Simultaneamente à consulta pública, a empresa especializada responsável pela elaboração do PlanMob, a Proenge, realizou pesquisa domiciliar, com agentes aplicando questionários diretamente à população. A consulta, dividida em dois blocos, sendo o primeiro sobre a habitação e a família residente, e o segundo, sobre a caracterização dos deslocamentos diários de cada membro, foi concluída na última sexta-feira (26).

Sobre o PlanMob

Realizado pela primeira vez em Cianorte, o Plano de Mobilidade Urbana é uma exigência do Governo Federal para o repasse de recursos. O documento vinculado ao Plano Diretor contém informações sobre a infraestrutura e recursos materiais e humanos necessários para viabilizar a efetiva melhoria dos deslocamentos de pessoas e bens, além de diretrizes para implantação imediata e também nos prazos de cinco, dez e vinte anos.