Luta Antimanicomial tem sarau nesta sexta-feira

Publicado em: 18/05/2023 15:07 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Evento será das 13h às 16h, na Praça Raposo Tavares

Nesta sexta-feira (19), das 13h às 16h, na Praça Raposo Tavares, a 13ª Regional de Saúde, em parceria com as secretarias municipais de Saúde que a compõem, promove o Sarau Antimanicomial, um evento cultural pautado na expressão artística, com o objetivo de incentivar a criatividade, cidadania, socialização, informação e reflexão a toda a comunidade. A iniciativa é alusiva ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, e contará com a exposição de artesanatos, leitura de poesias e apresentações musicais, bem como ações de promoção da saúde e bem-estar, como atividades físicas, orientações nutricionais, cuidados de estética e oficinas de expressão artística.

Na oportunidade, os usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da região discorrerão acerca de temas relativos à saúde mental e políticas públicas para a área, ocupando o papel de protagonistas. “Nosso objetivo é desmistificar a saúde mental e promover a inclusão”, explicou a diretora da 13ª Regional de Saúde, Sandra Cristina Farias, convidando a população para prestigiar. O sarau conta com o apoio da SAMAE Jussara, Unipar Campus Cianorte, Faculdade UMFG, Ciscenop, secretarias e divisões municipais de Esporte, Assistência Social, Comunicação e Cultura.

“A luta antimanicomial faz lembrar que, como as demais, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, a viver em sociedade e a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos”, ressaltou a chefe da Divisão de Saúde Mental de Cianorte, Alexsandra Perondi.