Inscrições para workshop do Maio Laranja seguem até quinta-feira

Publicado em: 16/05/2023 14:30 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Celebramos neste mês o Maio Laranja, uma referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, o 18 de Maio. Em Cianorte, dados da Secretaria Municipal de Assistência Social mostram que, em 2022, 105 crianças ou adolescentes foram vítimas de violência intrafamiliar (física ou psicológica); 32 de abuso sexual; três de exploração sexual; 43 de negligência ou abandono; e cinco estavam em situação de trabalho infantil.

Com o objetivo de debater o assunto e levar informação aos profissionais que atuam na proteção deste público e na promoção da saúde, bem como à comunidade em geral, a Prefeitura – por meio das secretarias municipais da Mulher, de Assistência Social, de Educação e de Saúde – elaborou uma programação especial, com participação gratuita.

No dia 19 de maio, o workshop “Boas práticas na escuta de crianças e adolescentes em situação de violência” será ministrado para três diferentes públicos, com os objetivos de mobilizar o fluxo da rede de proteção para o cumprimento da Lei nº 13.431, de 4 de abril de 2017; apresentar a fundamentação teórica vigente sobre escuta; e treinar as condutas em oitivas. A palestrante será a psicóloga Larissa de Menezes Modesto Marchini, mestre em Psicologia Forense e detentora de vasta experiência em escuta especializada e depoimento especial. Para participar, basta se inscrever, até quinta-feira (18), no link disponível no banner rotativo no site da Prefeitura (www.cianorte.pr.gov.br).

São três ocasiões: a primeira para os profissionais da Rede Socioassistencial (saúde, educação, assistência social, organizações da sociedade civil, esporte, cultura e mulher), das 8h30 às 12h, no salão da Secretaria Municipal de Assistência Social. A segunda, voltada aos agentes comunitários de saúde (ACSs), das 13h30 às 17h30, no Teatro Cândido Garcia (Unipar). Já a terceira, das 19h às 22h, também no Teatro Cândido Garcia (Unipar), será aberta para a comunidade, especialmente profissionais da educação das redes Municipal e Estadual, acadêmicos, religiosos e membros de organizações da sociedade civil.

“Estamos nesta batalha para proteger todas as vítimas que sofrem qualquer tipo de violência. Esta programação busca apresentar uma reflexão sobre o papel das políticas públicas e da sociedade civil, especialmente para aqueles que têm contato direto com as famílias e são primordiais na detecção de possíveis casos de abuso. Por isso, convidamos a todos para que se juntem a nós no combate a esse tipo de crime”, ressaltou a secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes, Stephanie Mariane Piveta Azevedo.

Além dos workshops, ao longo do mês, há contação de histórias na atividade “Infância Protegida”. A primeira foi na Escola Municipal João Bueno de Godoy (Vidigal), no último dia 05. As próximas serão nas escolas municipais Maria Montessori (12/05), Gonçalo Moreno Gutierres (19/05) e Ovídio Luiz Franzoni (26/05).