Projeto Visão é lançado na Escola Municipal Ovídio Franzoni

Publicado em: 10/05/2023 12:02 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Na manhã desta quarta-feira (10), a Escola Municipal Ovídio Franzoni recebeu o Projeto Visão, que consiste em testes de acuidade visual para os alunos do 1º ao 5º ano para detectar alguma dificuldade ou problema. A ação é um movimento desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a de Saúde, por meio de voluntários do curso técnico de Enfermagem do Colégio Estadual Cianorte, Lions Clube Cianorte, Honorp e, recentemente, Mercadão dos Óculos.

Com uma apresentação teatral da turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo, a ocasião de lançamento reforçou o tema abordado em sala de aula pelos professores, e também, a importância do teste e do uso de óculos. “Ao todo, serão doados 60 óculos para o tratamento de problemas visuais detectados durante os testes. O objetivo do projeto é cuidar da saúde das crianças, corrigindo dificuldades e melhorando a qualidade de vida delas”, destaca a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon.

A primeira escola a receber o projeto foi a João Bueno de Godoy, em Vidigal, e se estenderá a outras instituições de ensino do município. “Nossos agradecimentos às escolas, parceiros e voluntários, que não mediram esforços para que este projeto se firmasse”, concluiu a chefe da pasta.

TESTE: O teste de acuidade visual consiste no paciente ficar sentado a certa distância da projeção (cartaz ou monitor) com a tabela de sinais de Snellen, com o revezamento de um dos olhos cobertos e lendo em voz alta as letras que enxerga com o olho descoberto. A ordem de leitura das linhas é definida pelo avaliador. O teste detecta qualquer dificuldade na visão, sendo o paciente encaminhado para tratamento.