Parque Urbano Manduhy deve ser concluído ainda neste ano

Publicado em: 03/05/2023 16:16 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Em visita a Cianorte, na última sexta-feira (28), o diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton de Souza, esteve na construção do Parque Urbano Manduhy, o maior empreendimento da história do município em lazer, com área de intervenção de praticamente 27 mil m², focada em práticas esportivas, convívio e bem-estar social, além de potencial turístico. As obras foram iniciadas na segunda quinzena de outubro de 2022, com término previsto para 2024. No entanto, com a execução em 42%, a expectativa é de que o espaço seja entregue ainda neste ano.

“Nosso governador, Carlos Massa Ratinho Junior, possui um especial apreço pelo Projeto Parques Urbanos, pois reconhece sua eficiência na recuperação de áreas degradadas e na oferta de um espaço público de qualidade para a população. Ver o Parque Manduhy se concretizando é motivo de alegria. Ainda mais, tendo alcançado esse resultado na execução, mesmo com as chuvas. O investimento está avaliado em aproximadamente R$ 4,5 milhões de recursos oriundos do Estado, mais contrapartida da Prefeitura de cerca de R$ 500 mil, para garantir um espaço de ganho urbanístico e de grandes realizações, para a educação ambiental e lazer”, destacou o diretor-presidente.

O prefeito, Marco Franzato, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, Wilson Peres Pedrão, e do vereador Nenão, enalteceu a parceria do Governo do Paraná. “Cianorte tem a honra de contar com o olhar sempre atento do governador, Ratinho Junior, e do secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes. Juntos, estamos traçando uma trajetória, com inovação e sustentabilidade, para nossa cidade e região”, afirmou. A visita também contou com a presença do representante do Escritório Regional do IAT, Marcelo Morcegão.

PROJETO – A construção está localizada na Vila Sete, com entrada na intersecção das ruas Guilherme Bersani e Guarani. A área destinada para implantação do parque é de aproximadamente 158 mil m², o que representa a recuperação de quase 16 hectares de fundo de vale e erosão. O projeto, concebido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, recebeu elogios do diretor-presidente do IAT. “Destaque para a aplicação dos conceitos de sustentabilidade, acessibilidade e conforto ambiental”, disse Everton. A entrada principal possui a sede da administração e banheiros; seguida por mais de 1.100 metros de pista de caminhada e ciclovia. Entre as demais estruturas estão: um Jardim Sensorial; a Trilha das Formigas; Trilha Arco Verde; Espaço Germinar; Túnel das Cores; quadra poliesportiva e de areia; playgrounds; deck; mirante; áreas para piquenique, redário, alongamento e contemplação; ATIs e pergolados.