Inscrição de candidatura para o Conselho Tutelar termina na terça-feira

Publicado em: 28/04/2023 15:05 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Responsáveis por garantir o cumprimento das leis de proteção às crianças e adolescentes, bem como o acesso a educação, saúde e outros serviços básicos, os conselheiros tutelares têm papel fundamental na sociedade, atuando junto às famílias, órgãos governamentais e da sociedade civil, polícias e Ministério Público. Os membros são escolhidos por eleição, com mandato de quatro anos. O Processo de Escolha para a Gestão 2024/2027 já está em andamento em Cianorte. As inscrições tiveram início em 03 de abril e serão encerradas nesta terça-feira (02).

São cinco vagas para titulares e seus respectivos suplentes. Os interessados em se candidatar devem providenciar a documentação exigida em edital, disponível no site do Município (www.cianorte.pr.gov.br), na área de banner rotativo, com acesso direto pelo link https://www.cianorte.pr.gov.br/uploads/arquivo/EDITALDECONVOCACAO.pdf, e comparecer a Sala dos Conselhos da Secretaria Municipal de Assistência Social, que atende na Praça Olímpica Marcos Danilo Padilha, 236, Zona 04, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

A inscrição é gratuita. Para participar é preciso ter idade superior a 21 anos; ser residente do município há, pelo menos, dois anos; ter reconhecido a idoneidade moral por certidões negativas; estar em dia com as atribuições eleitorais e militares; apresentar certificado de ensino superior atestado pelo MEC; carteira de habilitação, no mínimo, categoria B; comprovação de experiência profissional mínima de um ano na promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente; não exercer mandato eletivo, cargo em comissão ou função gratificada na administração direta ou indireta, em qualquer esfera, durante todo o Processo de Escolha; entre outros.

Ao todo, o Processo de Escolha é composto pelas etapas de inscrição, avaliação documental, exame de conhecimentos específicos, avaliação psicológica e médica, eleição e curso de formação inicial. A votação acontece no primeiro domingo de outubro, por voto facultativo e secreto dos cianortenses. O resultado será publicado no Órgão Oficial no dia 02 de outubro e a posse deve ocorrer em 10 de janeiro de 2024.

A remuneração mensal é de R$ 4.900,00 e a jornada de trabalho é conforme funcionamento do órgão: de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h30, sendo que, no período noturno, finais de semana e feriados há escala em regime de sobreaviso; além de 24 horas ininterruptamente por meio do telefone de emergência.