Membros do IGR Cinturão Verde e Aflotur visitam propriedade turística sustentável

Publicado em: 17/04/2023 15:50 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Objetivo era importar técnicas de construção e cultivo, que respeitam o meio ambiente e aprimoram os atrativos do turismo rural

No último sábado (15), uma comitiva de 35 pessoas, formada por representantes dos municípios de Cianorte, Cidade Gaúcha, Tapejara, São Tomé e Japurá, que integram a Instância de Governança Regional (IGR) Cinturão Verde e da Associação de Produtores de Flores e Turismo Rural de Cianorte (AFLOTUR), realizaram uma visita técnica ao Instituto de Educação e Sustentabilidade Pedra da Mata, localizado em Santa Tereza do Oeste (PR). O intuito do passeio era demonstrar aos empreendedores do turismo rural formas sustentáveis de construção e cultivo, com o emprego de técnicas de permacultura, agrofloresta, agricultura ecológica e bioconstrução.

O grupo foi recebido pela equipe do instituto, que deu as boas-vindas e explicou as regras do local. A visitação foi iniciada nas construções feitas de adobe, superadobe, pau a pique e de madeira reaproveitada. “O casal anfitrião nos explicou o processo de edificação e os materiais alternativos utilizados que, por serem de baixo custo, tornam-se uma ótima opção para as obras necessárias nas propriedades que desejam hospedar ou mesmo realizar outras atividades que requeiram espaço fechado, viabilizando assim, um turismo rural rico em informações e experiências com investimento reduzido”, explicou a coordenadora de Turismo de Cianorte, Angela de Andrade.

Na sequência, a comitiva conheceu o espaço destinado à criação de mini animais, que interagiram com os visitantes e mostraram-se uma alternativa viável para o desenvolvimento do turismo rural; a agrofloresta, uma opção responsável de cultivo agroecológico; e a “Horta do Caminho” com espécies raras, que também sugere uma opção sustentável. “O passeio foi excelente. Nossos associados puderam ver e refletir sobre novas formas de produzir, construir e conviver, associando o turismo e a agricultura, ao respeito ao meio ambiente. Todos ficaram encantados e inspirados a fazer em Cianorte o que viram lá”, afirmou o presidente da Aflotur, Lincoln Munhoz.

Fotos: Lincoln Munhoz