Audiência pública lança trabalhos de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Cianorte

 

Publicado em: 14/04/2023 16:49 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Whatsapp

 

Na noite da última quinta-feira (13), na Câmara de Vereadores, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano promoveu uma audiência pública sobre o Plano de Mobilidade Urbana (PMU) de Cianorte, transmitida pela página da Prefeitura de Cianorte no Facebook. A oportunidade teve como objetivo lançar os trabalhos de elaboração do documento, para que a população tenha conhecimento dos trâmites e participe do processo criativo.

A audiência foi aberta pela secretária da pasta, Mariana Affonço, que deu as boas-vindas, explicou o passo a passo da formulação das diretrizes e falou sobre a contratação, por processo licitatório, de empresa especializada para a concepção do Plano de Mobilidade Urbana. “No PMU teremos o planejamento de ações estratégicas para implantação imediata e também no prazo de cinco, dez e vinte anos, além de apontar a infraestrutura e recursos materiais e humanos necessários para viabilizar a efetiva melhoria dos deslocamentos de pessoas e bens. O documento, ainda, é uma exigência do Governo Federal para o repasse de recursos”, ressaltou a secretária.

“Cianorte é uma cidade bastante horizontal, com grandes avenidas e espaços viários com fluidez e segurança. Apesar de uma realidade adequada, ainda é possível realizar melhorias”, explicou a engenheira civil, especialista em trânsito e transporte, Lucia Maria Brandão, da empresa PROENGE. Assim, o processo de elaboração deverá ter aproximadamente 120 dias e contemplará a coleta de dados, análises, diagnósticos, prognósticos e alternativas estudadas e escolhidas, organizadas em um documento formal, com a memória e a expressão final do plano.

A audiência pública contou com a presença dos vereadores Thiago Fontes, Marcia Pereira, Professora Neuza Casassa, Tuika e Nenão; e do diretor de Trânsito, Carlos Eduardo de Oliveira. O próximo passo será a realização de consulta pública por meio da aplicação de formulário, pesquisa domiciliar e em protocolos da Prefeitura, além de que a população poderá enviar sugestões e reivindicações para o e-mail [email protected].