Profissionais recebem capacitação sobre abordagem social

Publicado em: 14/04/2023 15:32 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a 13ª Regional de Saúde e com o Ministério Público, promoveu, na manhã desta sexta-feira (14), uma capacitação para a qualificação do atendimento às pessoas em situação de rua, com o objetivo de proporcionar aperfeiçoamento técnico aos profissionais que atuam na rede de atenção a este público, por meio de informações, debates e reflexões sobre o acesso aos serviços e políticas públicas.

A assistente social do Ministério Público, Adrieli Volpato Craveiro, compartilhou suas experiências na função, destacou o uso correto de nomenclaturas e apresentou diretrizes para que os envolvidos na rede de atenção aprimorem a abordagem social. “Precisamos ter sensibilidade com as pessoas em situação de rua, pois a maioria da sociedade as exclui, por preconceito ou medo, limitando o acesso aos seus direitos básicos”, disse.

Também houve uma apresentação sobre a atuação da equipe especializada de abordagem social do Município e do trabalho que é realizado no acompanhamento a esta população. Já as técnicas da 13ª Regional de Saúde, a psicóloga, Thaíse Rosseli Dantas, e a assistente social, Amanda Olivo, trouxeram parâmetros normativos para o atendimento às pessoas em situação de rua no âmbito da Política Pública de Saúde. Uma exposição com trabalhos manuais dos atendidos pelo CREAS, realizados durante as terapias, finalizou a programação.

“A partir das reflexões que surgiram frente aos assuntos abordados, pretende-se dar continuidade na programação com novos encontros para o aprimoramento da rede de atendimento, partindo de diálogos intersetoriais, que são fundamentais para a construção de fluxos e estratégias, visando a atuação na perspectiva de garantia de direitos e efetividade das políticas públicas”, concluiu a secretária de Assistência Social, Aline Rosa Kist.

Aproximadamente 50 pessoas participaram da qualificação, que contou com a presença da diretora da 13ª Regional de Saúde, Sandra Farias; do vereador Rodrigo Rezende; do comandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major Araújo; do representante do Corpo de Bombeiros, Soldado Miqueias; da diretora da Unidade de Pronto Atendimento, Juliana Sato; da Defensora Pública, Amanda Oliari Melotto; e de membros das equipes de saúde e de assistência social.