Imposto de Renda colabora com projetos em prol de crianças, adolescentes e idosos

Publicado em: 14/04/2023 12:19 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

As pessoas que possuem renda anual superior a R$ 28.559,70 em 2022 já sabem que o prazo para envio da Declaração Anual para a Receita Federal é 31 de maio. Porém, muitos ainda desconhecem que podem destinar parte do Imposto de Renda (IR), seja devido ou retido na fonte, e fazer a diferença na vida das crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social no município e distritos. Ao destinar uma porcentagem do tributo obrigatório, o contribuinte colabora com os projetos de defesa e promoção desses públicos, sem gastar nada a mais com isso.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), Stephanie Mariane Freitas Piveta Azevedo, explica que “este tipo de doação pode ser feita diretamente pelo programa gerador da declaração. No entanto, é importante lembrar que não é permitido escolher uma entidade específica, mas o segmento que se pretende contribuir. Assim, os recursos são depositados nas contas do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (FMDCA) e do Fundo Municipal do Idoso (FMI), e as instituições que atuam com a promoção, proteção e defesa dos direitos destes públicos cadastram projetos inovadores para serem financiados por estes recursos”.

Em 2022, o valor arrecadado com as doações provenientes da dedução do Imposto de Renda foi de R$ 177.137,15, sendo R$ 125.819,73 para o FMDCA e R$ 51.317,42 para o FMI. Foram contempladas propostas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cianorte (APAE); Sociedade de Assistência Social, Beneficente, Educacional e Maternal de Cianorte (SASBEMC); Serviços de Obras Sociais de Cianorte (SOS); Associação Assistencial e Promocional Rainha da Paz; e Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI). Já o Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa, que possui um caixa menor, por ser mais recente, utilizou os recursos para ofertar cursos a profissionais que atuam junto a este público.

“De acordo com dados da Receita Federal, menos de 5% dos que se enquadram como doadores no Imposto de Renda Solidário realizam. Cianorte teria o potencial de ter mais de R$ 1,2 milhão destinado a projetos importantíssimos desenvolvidos pelas entidades locais. Por isso, solicitamos àqueles que ainda não aderiram à iniciativa, que se sensibilizem com a causa e tornem-se parceiros”, conclui a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Nilza Aparecida dos Santos.

COMO DESTINAR - Todos os contribuintes que optam pelo formulário de modelo completo têm a possibilidade de destinar parte do IR. É um processo simples e rápido, ao final da declaração. O próprio programa calcula qual é o valor máximo para doação, limitado a 3% do imposto a pagar para pessoas físicas e 1% para as pessoas jurídicas, e faz a dedução de incentivo. Mais informações pelo site https://www.cianorte.pr.gov.br/conselhodacrianca/.