Prefeitura compra vagas para suprir demanda na Educação Infantil

Publicado em: 12/04/2023 16:53 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

A Secretaria Municipal de Educação ampliou 57 vagas na Educação Infantil, com a contratação da Associação De Proteção a Maternidade e a Infância de Cianorte (APMI). Com isso, a entidade, tradicional em ações voltadas à promoção social da família, especialmente nas áreas assistencial, de saúde e educação, passa a atender crianças de três anos, para a escolarização no Maternal II, por meio do Centro de Educação Infantil (CEI) Benedita Rodrigues de Oliveira.

“Como nossos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) trabalham com a capacidade máxima e ainda temos fila de espera, realizamos um chamamento público para a aquisição de vagas de entidades privadas. Dessa forma, conseguimos ampliar a oferta imediatamente, ou seja, ao concluir o processo de contratação da APMI, convocamos os cadastrados na Central Única de Vagas e, já nesta semana, iniciamos a fase de adaptação das crianças”, explicou a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon.

Até o momento, a iniciativa beneficia 55 alunos, sendo 41 em período integral (duas turmas) e 24 em parcial (uma turma pela manhã e outra à tarde). O contrato tem validade de 12 meses e o investimento total será de R$ 673.661,10. As aulas seguirão as datas previstas no Calendário Escolar do Município e contarão com plantão ou colônia de férias, por no mínimo 15 dias consecutivos, em janeiro e durante o recesso escolar de julho.

“É importante ressaltar que, para atender os requisitos necessários em uma unidade escolar, a APMI realizou obras no seu espaço, adquiriu materiais pedagógicos, brinquedos, instalou parquinho e contratou profissionais”, explicou a diretora de Planejamento Estratégico e Políticas Públicas Educacionais, Juliana Turetti Peruci. A solenidade de inauguração está marcada para este sábado (15), às 9h30.

“Esta é uma conquista a ser comemorada. Demos um grande passo na garantia de que toda criança tenha vaga e acesso ao estudo e a educação, proporcionando conhecimento aos pequenos e mais qualidade de vida aos pais, uma vez que, possuindo um local adequado para levar seus filhos, poderão trabalhar e melhorar a renda familiar”, defendeu o prefeito, Marco Franzato.