456 cães e gatos são castrados no 4º CastraPet

Publicado em: 10/04/2023 17:17 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

A quarta edição do CastraPet Paraná, programa permanente de esterilização, realizou a castração gratuita de 456 cães e gatos em Cianorte. Promovida nesse domingo (9) e segunda-feira (10), na estrutura montada no pátio do Centro Poliesportivo Carlos Yoshito Mori, a iniciativa proporcionou o acesso do serviço às famílias que dificilmente teriam condições de arcar com os custos no particular.

“Nosso muito obrigado ao Governo do Paraná, na pessoa do governador, Ratinho Junior; ao deputado estadual, Márcio Nunes; aos profissionais que fizeram os procedimentos; à equipe da Secretaria de de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, que não mediu esforços na organização; e aos voluntários, cuidadores e protetores independentes”, ressaltou o prefeito, Marco Franzato, agradecendo aos envolvidos pelo sucesso da edição.

Já a secretária da pasta, Daniella Carraro Parreiras, enalteceu o papel do CastraPet. “O programa garante reflexos positivos, tanto na saúde pública, com o controle populacional dos cães e gatos; quanto no bem-estar e longevidade dos animais. Somadas as quatro edições, tivemos 1.653 castrações. As cirurgias são gratuitas e, ao final, os pets recebem microchip e a medicação para o pós-operatório”, comentou, acompanhada pelo veterinário e chefe da Divisão de Bem-Estar Animal, Fabiano Cunha Ceschini.

O PROGRAMA: A iniciativa é do Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e do IAT, em parceria com as prefeituras. As cirurgias são realizadas por equipes de veterinários que percorrem o Estado para atender a população de baixa renda, protetores e Organizações da Sociedade Civil (OSCs), mediante inscrição.

“Voltamos a Cianorte com as vagas remanescentes do CastraPet, por ser um município que mantém sua documentação organizada e disponibiliza uma estrutura adequada aos atendimentos. Somado a isso, temos uma grande adesão da população, que confia em nossos profissionais e traz seus pets para a esterilização”, revelou a veterinária da Sedest, Girlene Jacob.