Passeata, pedalada e sessão de cinema abrem o mês de conscientização sobre o autismo

Publicado em: 03/04/2023 16:49 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Eventos realizados no último fim de semana marcaram o início da campanha mundial do Abril Azul

Em Cianorte, o primeiro fim de semana do mês que se inicia contou com mobilizações do Abril Azul, campanha de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Representantes dos poderes Executivo e Legislativo, de órgãos estaduais, clínicas privadas, membros da sociedade civil organizada e familiares de autistas reuniram-se em três eventos: a passeata “Mais informação, menos preconceito”; a sessão de cinema da Pref Flix adaptada ao público com TEA; e o 1º Pedala Colégio Cívico-militar Primo Manfrinato. Os dois primeiros realizados no sábado (01) e, o último, no domingo (02).

Cerca de 450 pessoas compareceram à passeata, promovida pela manhã que, com a concentração na Praça João XXIII (Santuário Eucarístico Diocesano), percorreu as avenidas Souza Naves e Paraná, com destino à Praça Raposo Tavares. Na chegada, os participantes tiveram contato com um jardim sensorial, criado para que o público pudesse trabalhar os sentidos, aguçar a percepção e a inclusão. O evento contou com a presença dos secretários municipais Jakeline Plácido Marcon (Educação) e Neilson Etanio de Sousa (Saúde); do presidente da Câmara Municipal, Wilson Pedrão; dos vereadores pastor Dejair Barbosa Melo, Afonso Lima, professora Neuza Casassa, Rodrigo Rezende e Tuika; e do diretor do Hospital São Paulo, Ricardo Augusto dos Santos.

Na parte da tarde, aproximadamente 100 pessoas prestigiaram uma sessão de cinema adaptada da Pref Flix. A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, gratuita, foi no auditório da FACEC e contou com ajuste de luminosidade e do volume e livre circulação da plateia. Na tela, o filme “Como treinar seu dragão 3”, com duração de 1h40.

“Partimos da primícia de que o conhecimento é a melhor maneira de lutarmos contra o preconceito. Por isso, unimos forças e preparamos uma programação plural, com o objetivo de envolver toda a sociedade, independente da idade. Estamos muito felizes com a repercussão e esperamos que as pessoas com TEA, bem como seus familiares, sintam-se acolhidos e incluídos”, comentou Jakeline.

Já no domingo (02), Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, foi realizado o 1º Pedala Colégio Cívico-militar Primo Manfrinato. Além do passeio ciclístico, que teve concentração e largada em frente à instituição de ensino (Rua Timbiras, 156) e percorreu 5,6 km, na região do Jardim Universidade e Cassidori, também foram sorteados brindes. Na oportunidade, os ciclistas doaram alimentos não perecíveis, que serão encaminhados às famílias de alunos em vulnerabilidade social.

“Como temos dez estudantes autistas em nosso colégio, realizamos atividades inclusivas constantemente. Diferente dos demais anos, em 2023 resolvemos envolver toda a comunidade, não apenas professores, alunos e famílias. Foi um sucesso! Tivemos cerca de 400 pessoas conosco, numa manhã divertida e repleta de informação e amor ao próximo”, revelou a diretora, Eliane Casagrande. A campanha Abril Azul segue durante todo o mês, com atividades nas salas de aula das escolas e CMEIs.