Em dois meses, Secretaria de Saúde entrega 150 aparelhos auditivos

Publicado em: 31/03/2023 15:56 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Com o objetivo de trazer mais qualidade de vida e contribuir com a saúde das pessoas com alguma perda da audição, a Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou, entre os meses de fevereiro e março de 2023, 150 aparelhos auditivos, beneficiando 78 pacientes. Os dispositivos foram adquiridos com recursos municipais, com contribuição de emenda impositiva do vereador Pastor Dejair Barbosa Melo.

Para ter acesso ao artefato, que é gratuito, é preciso deve comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência e passar por uma consulta médica, com encaminhamento ao otorrinolaringologista. Constatada a perda auditiva, o setor de Órtese, Prótese e Materiais Especiais conduz à clínica de fonoaudiologia credenciada. Nela, o atendimento envolve desde avaliações audiológicas, definição do tipo de aparelho, moldagem e confecção, até chegar à entrega, na qual o paciente e um acompanhante recebem orientações e tiram dúvidas com a equipe técnica sobre o uso, manuseio e higiene do dispositivo. Também é feita a regulagem precisa e personalizada da prótese no usuário. Durante todo o processo, as UBSs oferecem suporte com os pequenos procedimentos que possam ser necessários, como lavagem dos ouvidos.

“Sabemos que a pessoa que sofre de privação sensorial tende ao isolamento, por não conseguir compreender o que se ouve. Além disso, a perda auditiva é um dos fatores que podem causar doenças neurológicas. Por isso, levamos a sério este trabalho de fornecimento de aparelhos auditivos, uma vez que trazem uma melhora significativa na qualidade de vida e afetam a saúde por completo”, ressaltou o prefeito, Marco Franzato.