Cianorte recebe selo Cidade Árvore do Mundo pela ONU

Publicado em: 22/03/2023 17:12 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Na data em que se celebra o Dia Internacional das Florestas (21 de março), Cianorte recebeu mais um motivo para comemorar: o título Tree Cities of the World 2022 ou “Cidade Árvore do Mundo”, emitido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU) e a Fundação Arbor Day. Dessa forma, a cidade passou a fazer parte de uma seleta rede global que lidera o caminho em silvicultura urbana e comunitária.

O reconhecimento é concedido anualmente e, nesta edição, 168 cidades de 21 países foram premiadas, sendo 50 pela primeira vez. A solicitação e argumentação para defender o título para Cianorte foram feitas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, com ênfase nas políticas públicas de preservação ambiental.

“Destacamos o Plano de Arborização e Replantio, os trabalhos do Viveiro Municipal, as ações de educação ambiental e iniciativas inéditas na história do município, como o primeiro Inventário de Gases de Efeito Estufa. Cianorte possui, atualmente, mais de 44 mil exemplares na arborização urbana. As árvores são consideradas patrimônio público. Somente em 2022, foram plantadas 9.270 unidades”, salienta a secretária, Daniella Cararro Parreiras.

Somado a isso, o município também conta com importantes áreas de preservação ambiental, como o Parque Cinturão Verde, uma das maiores florestas urbanas do Brasil, com 670 hectares, cerca de 70 mil árvores, 128 espécies de flora e 83 de fauna, a maioria nativa da Mata Atlântica.

“O patrimônio natural de nossa cidade é incrível e a preservação ambiental é resultado de planejamento, gestão e cuidado. Parabéns a todos os profissionais envolvidos com esse trabalho e aos cianortenses que colaboram para o desenvolvimento sustentável de nossa Cianorte. É uma honra receber o título de Cidade Árvore do Mundo”, afirma o prefeito, Marco Franzato.