Ação retira 1.200 quilos de lixo do Rio Coruja

Publicado em: 20/03/2023 17:07 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março. Em alusão à data, escolhida para promover a sensibilização sobre a relevância de seu uso sustentável, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal estabeleceu um cronograma de atividades, entre elas a limpeza de sete rios que banham o Parque Cinturão Verde.

No último sábado (18), 60 pessoas integraram o mutirão, sendo 50 atiradores do Tiro de Guerra 05/011 e, os demais, membros das equipes de guardas parque e brigadistas florestais. O local escolhido foi o módulo do Rio Coruja. Os participantes percorreram o local e recolheram cerca de 1.200 quilos de lixo, principalmente materiais recicláveis, isopor, sacolas e plásticos em geral.

“O material coletado é proveniente do descarte irregular de detritos, carregados para os corpos d’água através de galerias pluviais. Por isso, sempre trabalhamos a questão de que a separação e o correto acondicionamento dos resíduos domiciliares evitam a poluição dos ribeirões”, afirmou a secretária da pasta, Daniella Carraro Parreiras.

Já o chefe da Divisão de Educação Ambiental, Michel Thomaz de Souza, agradeceu os parceiros pela colaboração na limpeza e comentou que “na primeira ação, realizada no dia 13 de março, no curso do Rio Fantasminha, foram coletados 700 quilos de resíduos. O calendário do Mês da Água segue com os mutirões e prevê, ainda, palestras em escolas e outras orientações. Nossa intenção é demonstrar à população que feitos simples podem fazer toda a diferença na manutenção do nosso ecossistema”, ressaltou.