Cianorte promove XIV Conferência Municipal de Saúde

 

Publicado em: 15/03/2023 15:49 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Whatsapp

 

Autoridades, profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) reuniram-se, nesta quarta-feira (15), no auditório da FACEC, na XIV Conferência Municipal de Saúde de Cianorte, que tem como tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser um outro dia”.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carmen Lúcia Sartori Dias, explicou que “para possibilitar o amplo debate, entre os dias 31/01 e 15/02, foram realizadas seis pré-conferências, abrangendo as macrorregiões do município. Nelas proporcionamos aos usuários dos serviços a oportunidade de relatar suas experiências, opinar e sugerir mudanças. Agora, na Conferência, reunimos representantes do poder público e da sociedade civil na discussão democrática das propostas que serão votadas pelos delegados e levadas até as conferências estadual e nacional”.

“Momentos como este são muito importantes para o debate de ideias e busca de alternativas para problemas que enfrentamos no dia a dia da saúde pública. Ainda temos grandes desafios a superar e a contribuição dos envolvidos é fundamental para o sucesso do processo”, afirmou o prefeito, Marco Franzato.

“Com a pandemia da Covid-19 pudemos constatar a fragilidade da vida humana e a importância do trabalho dos profissionais da saúde. Agora que o pior passou, cabe a nós reconhecer os aprendizados e buscar melhorias para a área”, defendeu o presidente do Legislativo, Wilson Pedrão, acompanhado pelos vereadores Pastor Dejair Barbosa Melo e Afonso Sergio Lima.

A promotora de Justiça, Dra. Elaine Lopo Rodrigues, enalteceu o SUS e a importância das equipes multidisciplinares no atendimento ao cidadão. “Como responsável pela área da saúde em Cianorte há 12 anos, vivenciei muitas situações que demonstram o quanto nosso sistema de saúde é efetivo e salva vidas, especialmente durante a pandemia”, ressaltou.

Também estavam presentes a presidente do Cresems, Vera Lúcia Garcia Baptista, que apresentou um vídeo mostrando como seu filho venceu a Covid-19; representando a 13ª Regional de Saúde, a enfermeira da Seção de Vigilância Epidemiológica, Sílvia Aparecida Mendes Féria; o diretor do Ciscenop, Carlos Roberto Destefano; e o secretário Municipal de Saúde, Neilson Etanio de Sousa.

O evento contou com um momento de oração, conduzido pelo vereador Pastor Dejair e também pelo pároco da Paróquia Divina Misericórdia, Padre Sérgio Carris. Na sequência, a assessora de Políticas Públicas em Saúde, Daniela da Graça de Oliveira, realizou a leitura e aprovação do Regimento Interno. Para animar os participantes, os usuários do SUS Maria Odete e Robson (a dupla Beira Rio e Mira Mar) fizeram uma apresentação musical, seguidos pela enfermeira Heglen e seu esposo Valdeandreson, que também emocionaram o público com canções.

Então, o fundador do Tacurando Associação de Práticas de Valores Humanos, Paulo Roberto João Pedro, o Paulinho, explanou sobre o trabalho voluntário. A palestra magna foi ministrada pela especialista e mestranda em Saúde Coletiva, Marina Ricardo Martins. No período da tarde, foi realizada a avaliação dos resultados da conferência de 2019; a apresentação e votação das propostas deste ano; a explanação das entidades que compõem o Conselho Municipal de Saúde de Cianorte; e a eleição e homologação dos delegados para a conferência estadual.