Prefeitura alerta: cuidados com a dengue devem ser redobrados

Publicado em: 07/03/2023 08:42 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

O verão está na sua reta final, mas a preocupação com a dengue em Cianorte está apenas começando. A junção de chuva e calor, vivenciada nas últimas semanas, é a combinação perfeita para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Com isso, a equipe de endemias do Município vem reforçando os trabalhos de fiscalização e eliminação de criadouros e materiais que possam acumular água.

Ao encontrar objetos com acúmulo de água nas residências, os agentes orientam e o descarte é de responsabilidade do morador. Se o foco não for eliminado o responsável é notificado. Caso o problema não seja resolvido ou em reincidência, o proprietário é multado. Já em terrenos baldios e locais de passeio público (praças e calçadas), quando os agentes encontram possíveis criadouros é realizada a eliminação de imediato.

“Estamos fazendo a nossa parte enquanto Poder Público. Porém, por mais que invistamos na prevenção, a população tem papel fundamental, visto que a maior parte dos criadouros está dentro das residências, principalmente nas caixas d’água, cisternas, calhas e lixo mal acomodado. Dengue mata e, para nos proteger, precisamos que todos adotem medidas preventivas em seus lares”, destacou o chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Marcos Antonio Rodrigues dos Santos. O último boletim de dengue, divulgado nesta segunda-feira (06), aponta, neste ano epidemiológico (iniciado em agosto/2022), 181 notificações da doença, 98 pessoas em investigação, 15 casos confirmados, 68 descartados e nenhum óbito.