Profissionais de orientação aos autores de violência doméstica e familiar recebem capacitação

Publicado em: 28/02/2023 17:28 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Teve início, na manhã dessa terça-feira (28), um ciclo de palestras para capacitação dos profissionais que conduzem o grupo de orientação e sensibilização aos autores de violência doméstica e familiar. A iniciativa é do serviço interdisciplinar, coordenado pelo Ministério Público em parceria com o Poder Judiciário, Defensoria Pública, Delegacia da Mulher e Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes; de Assistência Social e de Saúde.

O primeiro dos quatro encontros foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes. A fala da promotora de Justiça, Dra. Elaine Lopo Rodrigues, marcou a abertura da ocasião, seguida pela palestra “O trâmite legal da Lei Maria da Penha e o papel do Poder Judiciário”, ministrada pela juíza da Vara Criminal, Dra. Flávia Braga de Castro Alves; e o encerramento teve destaque com o tema “O papel do Ministério Público do Estado do Paraná nas situações de violência doméstica e familiar”, tratado pelo promotor de Justiça, Dr. Sérgio Roberto Martins.

“Dentre os mecanismos para o combate, prevenção e enfrentamento da violência doméstica e familiar, inclui-se a reeducação dos agressores, que consiste na participação do grupo de orientação e sensibilização, determinada judicialmente, para a desconstrução de conceitos machistas e atitudes preconceituosas, por meio da reflexão sobre essas condutas, buscando a efetiva transformação de comportamentos. Por isso, contar com profissionais altamente capacitados para a condução deste trabalho é essencial para o êxito. Agradecemos a contribuição dos saberes de cada envolvido”, destacou a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes, Aline Soares de Almeida Leal.

As palestras seguem nesta quarta-feira (1º), com a apresentação sobre “A Lei Maria da Penha e casos práticos”, com a assessora de promotoria, Dra. Karem Lívia Miranda de Carvalho. Já na sexta-feira (03), a programação conta com a exposição “O papel da Delegacia da Mulher: fluxos e trâmites para o atendimento”, com o delegado Dr. Wagner Soares Quintão; e “Diretrizes para o atendimento do autor de violência”, com a assistente social do MPPR, Dra. Adriéli Volpato Craveiro. No dia 09 de março, o encontro tratará sobre “Violências domésticas vividas por mulheres: conceitos, atuação e desafios”, com a psicóloga do TJSP, Dra. Aline Daniele Hoepers.