Palestras buscam reduzir índice de gravidez na adolescência em Cianorte

Publicado em: 28/02/2023 16:40 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Em 2022, dos 926 nascimentos, 68 foram bebês de mães adolescentes, sendo um óbito fetal/infantil

Nesta terça-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde e a de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes, com o apoio do Núcleo Regional de Educação, promoveu as primeiras palestras alusivas à Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, instituída pela Lei Municipal 5.255/2021. Pela manhã, os alunos dos 1°s, 2°s e 3°s anos do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) participaram da iniciativa e, à tarde, foi a vez dos estudantes do Centro Estadual de Educação Básica Para Jovens e Adultos de Cianorte (CEEBJA) Saada Mitre Abou Nabhan, totalizando 430 pessoas.

Na oportunidade, a enfermeira da Atenção Básica, Andreia Domingos Pizani, e a coordenadora do Gestar e Amar, Sabrina Garcia Moro, trataram de assuntos como os riscos da gestação precoce, métodos contraceptivos e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). “Foi muito proveitoso, uma vez que os jovens foram participativos, realizando vários questionamentos”, comentou Andreia.

Já Sabrina explicou que “a ação tem como objetivo disseminar informações educativas que contribuam para a redução da incidência de grávidas adolescentes em nosso município e, consequentemente, problemas como risco à saúde materna, nascimento prematuro, mortalidade, aborto espontâneo ou provocado, evasão escolar e adversidades socioeconômicas. A intenção é que o projeto abranja os demais colégios públicos de nossa cidade e, para isso, estamos entrando em contato com os diretores para o agendamento das palestras”. Em 2022, dos 926 nascimentos em Cianorte, 68 foram bebês de mães adolescentes (7,3%), sendo um óbito fetal/infantil. Nos anos anteriores, a média foi similar: 7,23% em 2021 e 7,92% em 2020.