Pré-conferência de Cultura abre semana de trabalhos do setor

 

Publicado em: 14/02/2023 15:33 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Whatsapp

 

Foi realizada, na noite da última segunda-feira (13), a primeira de três Pré-conferências de Cultura. O encontro, sediado no Ecomuseu Mário Padial, contou com a participação de 70 pessoas, que contribuíram com o debate sobre artes visuais, audiovisual, dança, música e artes cênicas. Na oportunidade, o ator, diretor, roteirista, produtor e professor universitário, Pedro Ochôa, ministrou palestra sobre “Economia criativa e a importância da capacitação técnica e artística”.

“Ficamos muito felizes com a participação do público, grande parte formado por artistas. Tivemos um bate-papo muito proveitoso e, ao final das três pré-conferências, teremos 24 propostas setoriais, que nortearão a elaboração do Plano Municipal de Cultura 2023-2033”, relatou o secretário municipal de Cultura, Evandro de Castro, organizador da iniciativa.

A programação segue no mesmo local, às 19h, sendo que na terça-feira (14), as palestras “Culturas Populares e Éticas”, com Alessandro Santos da Rocha e “Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural”, com Izaura Varella, marcarão a noite. Já na quarta-feira (15), as palestras “Escritores Locais e Movimentos Literários em Cianorte”, com Lincoln Munhoz e “O Empreendedorismo no Mundo do Artesanato”, com Larissa Meneguello Biggi Polli, encerrarão as discussões das pré-conferências.

Por fim, na quinta-feira (16), a ACIC receberá, às 19h, a 1ª Conferência Municipal de Cultura, com as palestras “Economia Criativa”, com Leny Pereira, e “Gestão, Institucionalidade e Sistema de Financiamento à Cultura”, com Francisco Pinheiro da Silva. A ocasião será abrilhantada pela participação da secretária estadual de Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

SEMANA DE ARTE MODERNA: Concomitante às pré-conferências e à 1ª Conferência Municipal de Cultura, acontece a Semana de Arte Moderna, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h, também no Ecomuseu. A visitação é gratuita e aberta à comunidade. O evento tem o objetivo de promover os artistas locais, por meio da mostra de trabalhos das áreas de artes visuais, audiovisuais, esculturas, pinturas e desenhos.

 

Fotos: Junior Valim (Pré-conferência) e Bruno Santos (Semana de Arte Moderna)