Estão abertas as inscrições para a 1ª Conferência Municipal de Cultura

Publicado em: 08/02/2023 17:14 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Com a temática “Resgatar, preservar e fomentar a cultura cianortense”, Cianorte terá sua 1ª Conferência Municipal de Cultura, após a formalização do Sistema Municipal de Cultura (Lei Municipal Nº 5.129/2020). O evento, de caráter mobilizador, consultivo e propositivo, está marcado para o dia 16 de fevereiro, às 19h, na ACIC. Para embasar os trabalhos, anteriormente, serão realizadas as pré-conferências temáticas.

Serão três encontros, sempre a partir das 19h, no Ecomuseu Mário Padial, sendo no dia 13 de fevereiro sobre artes visuais, audiovisual, dança, música e artes cênicas; 14 de fevereiro sobre culturas populares e étnicas e patrimônio cultural; e em 15 de fevereiro sobre literatura e artesanato. As pré-conferências resultarão em 24 propostas setoriais para a 1ª Conferência Municipal de Cultura que, por sua vez, norteará a elaboração do Plano Municipal de Cultura 2023-2033.

A participação é aberta ao público, com convite especial aos artistas, produtores, conselheiros, gestores, estudiosos, pesquisadores, investidores e demais protagonistas da cultura. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas até o dia do evento, pela página da Cultura no site do Município (http://www.cianorte.pr.gov.br/cultura, com acesso direto pelo link: https://forms.gle/GZnJmtMzngY4xSxB6.

“As pré-conferências e a conferência são um importante instrumento de democracia participativa, unindo a sociedade e o poder público na análise de demandas e aperfeiçoamento das políticas públicas para o setor. Por isso, reiteramos o convite e contamos com os cianortenses”, destaca o secretário municipal de Cultura, Evandro de Castro.

PROGRAMAÇÃO:

13/02 – Palestra “Economia Criativa e a Importância da Capacitação Técnica e Artística”, com Pedro Ôchoa.
14/02 – Palestras “Culturas Populares e Étnicas", com Alessandro Santos da Rocha, e "Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural”, com Izaura Varella.
15/02 – Palestras “Escritores Locais e Movimentos Literários em Cianorte", com Lincoln Munhoz, e "O Empreendedorismo no Mundo do Artesanato", com Larissa Meneguello Biggi Polli.
16/02 – Palestras “Economia Criativa”, com Leny Pereira, e “Gestão, Institucionalidade e Sistema de Financiamento à Cultura”, com Francisco Pinheiro da Silva. Participação da secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.