Ano letivo de 2023 na Rede Municipal tem início nesta segunda-feira

Publicado em: 03/02/2023 16:47 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Na próxima segunda-feira (06), tem início o ano letivo de 2023 na Rede Municipal de Ensino de Cianorte. Com isso, aproximadamente 8.100 alunos, sendo cerca de 6.200 nas Escolas Municipais e 1.900 nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), são aguardados nas instituições de ensino. Para garantir um retorno tranquilo e a oferta de um ensino cada vez mais qualificado, durante as férias, a Secretaria Municipal de Educação promoveu melhorias estruturais nos prédios e formação aos profissionais da pasta.

Entre as adequações estão diferentes serviços de manutenção nas 15 escolas e nos 13 CMEIs, como limpeza e desinfecções das caixas d´água, cortes de gramas e demais reparos. “Tudo foi preparado com muito cuidado e dedicação para recebermos nossos alunos com carinho e, acima de tudo, em um ambiente organizado e seguro”, garantiu a secretária, Jakeline Plácido Marcon. Além das melhorias na estrutura física, a Secretaria também aproveitou o período para formar seus profissionais. “A atualização dos conhecimentos de todos os envolvidos, desde o professor e educador, até motoristas, merendeiras, atendentes, auxiliares e serviços gerais também é necessária”, salientou Jakeline.

Em 2023, o ano letivo possuirá 200 dias de atividades, seguindo a recomendação da Secretaria de Estado da Educação. O recesso escolar será de 8 a 21 de julho e não haverá aulas nos dias 02 de maio e 28 de agosto, quando estão previstos estudos e planejamento dos professores e educadores. O término das aulas está programado para 20 de dezembro.

NOVIDADES – Os estudantes matriculados nas escolas municipais, a partir de 2023, além dos conteúdos da grade curricular comum, contarão com a oferta de novas disciplinas. Assim, os alunos de 1º a 5º ano passam a ter aulas de inglês; de 3º ao 5º ano, de Tecnologia e Inovação; e de educação infantil (pré-escola), de Literatura Infantil.

“A oferta dessas novas disciplinas pretende preparar nossas crianças para o futuro, ampliar possibilidades e desenvolver o raciocínio, a criatividade e a coletividade. Estamos certos que esta nova grade curricular impactará de forma positiva a vida escolar de todos”, ressaltou a secretária.