Procon de Cianorte orienta para negociação de dívidas com a Sanepar

Publicado em: 24/01/2023 17:19 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

De acordo com a companhia de saneamento, dos 37 mil clientes cianortenses, 40% estão inadimplentes e podem ter o serviço suspenso

A retomada das ações de cobrança pela Sanepar, com a possibilidade de suspensão do abastecimento de água a particulares, foi informada na manhã dessa terça-feira (24), em uma reunião com representantes locais da companhia de saneamento, acompanhados pelo coordenador comercial da Regional de Umuarama, Rafael Sereia Pires, ao diretor do Procon Municipal, William Martnez Batista. O corte por falta de pagamento estava paralisado desde o início da pandemia de Covid-19.

“O procedimento foi interrompido temporariamente em respeito às famílias paranaenses, visando minimizar os impactos causados pelo coronavírus, concomitantemente à situação de emergência hídrica no Estado pelo Decreto nº 10.002/2021. Desde então, as pessoas com débitos não tiveram o abastecimento suspenso e vêm sendo alertadas sobre as pendências mensalmente, por meio de reaviso na fatura de água vigente, visando orientá-las de forma clara sobre a situação. Ainda, desde o mesmo período, a Sanepar promove o RECLIP, Recuperação de Crédito Cliente Particular, que oferece condições especiais para a regularização”, explicou o coordenador comercial.

Atualmente, de acordo com a companhia, dos 37 mil clientes cianortenses, 40% estão inadimplentes e, caso não seja realizada a negociação dos débitos, podem ter corte no abastecimento de água a qualquer momento a partir desta semana. Nesse contexto, a orientação do Procon Municipal é de que “os consumidores, para não serem surpreendidos com o bloqueio do serviço e os transtornos decorrentes disso, entrem em contato com a fornecedora o quanto antes e regularizem a situação, visto a oportunidade que está sendo ofertada pelo RECLIP”, destaca William.

Podem aderir ao programa de recuperação de crédito da Sanepar os clientes ativos e inativos, independente da faixa de consumo, das categorias residencial, comercial, industrial e utilidade pública, exceto o poder público. O RECLIP oferece isenção da multa de 2% e dos juros de mora de 0,033% ao dia; não exige valor mínimo de entrada; possibilita o parcelamento em até 60 vezes com taxa de juros reduzida de 0,3% ao mês, entre outras condições. Negociações anteriores podem ser revistas e apenas débitos em discussão judicial não podem ser inclusos.

Os interessados devem entrar em contato com a companhia pelos canais oficiais: Autoatendimento Virtual, no site www.sanepar.com.br; e-mail das centrais de relacionamento; teleatendimento pelo 0800-200-0115; técnicos da Sanepar, quando visitam o imóvel; e pelo WhatsApp (41) 9 9544-0115, exclusivo para renegociação de débitos e retirada da 2ª via da fatura.