Projeto piloto de plantão de férias atende crianças dos CMEIs

Publicado em: 16/01/2023 14:19 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

A partir desta segunda-feira (16), até o dia 31 de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação empreende um projeto piloto para avaliar a viabilidade do plantão de férias para as crianças atendidas pelos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A iniciativa compreende as matriculadas no Berçário II e Maternal I (dois e três anos de idade), cujos pais ou responsáveis declararam necessidade do serviço. O levantamento foi realizado no mês de novembro e teve 76 inscritas, dentre as 1.077 famílias com crianças nessa faixa etária.

As turmas foram definidas de acordo com os profissionais com disponibilidade de trabalho no período de recesso escolar e o atendimento foi centralizado no CMEI Dona Flor, por conta da estrutura e localização na região do Parque Industrial. “São vários detalhes pensados, como a conciliação do plantão de férias com o cronograma de manutenção das instituições de ensino e de capacitação das equipes para o novo ano letivo”, destaca a secretária de Educação, professora Kelly Werdenberg Rodrigues.

O plantão de férias ocorre com a oferta de todos os cuidados de rotina dos CMEIs, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. “É importante salientar que, nesta primeira edição, estamos atendendo 100% das famílias que solicitaram o serviço, para que os pais possam cumprir a jornada de trabalho com tranquilidade. A partir dos resultados obtidos com o projeto piloto, o objetivo é otimizar a iniciativa gradualmente, de acordo com a necessidade da população e as possibilidades da Administração Municipal”, completa Kelly. No primeiro dia, das 76 crianças inscritas, compareceram 46.