Secretaria Municipal de Esporte e Lazer celebra balanço de 2022

Publicado em: 20/12/2022 12:36 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Com o ano chegando ao fim, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) reuniu, na última quinta-feira (15), toda a equipe, que conta com profissionais administrativos, instrutores técnicos, serviços gerais, motorista e estagiários, para apresentar e debater o balanço das atividades, investimentos, campeonatos e melhorias estruturais que ocorreram em 2022, bem como os planos, metas e objetivos traçados para 2023.

Ao todo, 24 modalidades estiveram presentes nas escolinhas de iniciação esportiva da SMEL. Destas, 12 foram executadas pela equipe da secretaria e 12 pelos parceiros, somando a oferta de 3.580 vagas. O programa de Atividade Física e Monitoramento (AFIM) ofereceu 1.317 avaliações e informações de aptidão física para saúde e desempenho a diversos públicos, como alunos da SMEL, militares, atletas de rendimento e idosos.

O Bolsa Atleta e Técnico contemplou 113 esportistas em 11 modalidades, totalizando um investimento de R$ 230.000,00 no programa de incentivo ao esporte amador. A parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal e de Desenvolvimento Econômico proporcionou o contato com a natureza, com três edições da Rota das Capelas, a Caminhada Internacional da Rota das Pedreiras, a 1ª Corrida de Vidigal e a 2ª Corrida das Perobas, unindo a prática de atividades físicas e a contemplação das belezas de Cianorte.

O Projeto Rua de Lazer levou diversão, brincadeiras, doces e muita alegria às crianças de diversos bairros e dos distritos de Cianorte. As edições aconteceram no Aquiles Cômar/Morada do Sol, Ovídio Franzoni, Seis Conjuntos, Jardim Universidade, Vila Operária, Vila Sete, Conjunto Beatriz Guimarães, Vidigal, São Lourenço e em frente a Prefeitura.

Os idosos também tiveram atenção especial da secretaria. O Grupo Juventude Acumulada movimentou o público da terceira idade nas mais diversas atividades, com participação em avaliação física, feira de talentos, passeio rural, um dia de glamour da mulher e bingo. Além disso, as edições do Baile da Cinderela, JOJUAC’S, Missa do Idoso, Concurso de Miss e Mister alegraram os integrantes dos núcleos do Ginásio João Bola, do Centro Poliesportivo Carlos Yoshito Mori e dos distritos de São Loureço e Vidigal com as atividades regulares.

A realização de campeonatos municipais e jogos estaduais proporcionaram a participação dos atletas em competições representando a cidade. Dentre eles, os Jogos Escolares, o Bom de Bola, Vôlei de Praia, Juventude, Abertos, Campenato Municipal de Futebol Suíço, Futsal Adulto, Virtual de Videogame, Futsal Infantil e Torneio de Futevôlei.

O ano se encerra com 62 espaços esportivos na cidade, entre edificações e área abertas. Dentre estes, 14 foram revitalizados, adequando às características das modalidades praticadas pela secretaria, além das melhorias nos demais. O plano para 2023 é renovar mais 20 ambientes esportivos. O balanço, ainda, conta com 24 atividades regulares com 3.004 alunos; 120 competições/etapas, com 631 atletas; e 68 eventos e ações com 20.000 participações. Para 2023, as metas quantitativas são 26 atividades regulares com 3.350 alunos; 120 competições/etapas com 700 atletas; e 63 ações e eventos com 30.000 participações.

“É importante destacar que todo esse alcance está baseado no trabalho da SMEL em cinco eixos de promoção e apoio ao esporte, sendo: programas e eventos; edital de apoio a entidades sem fins lucrativos; edital para concessão do Bolsa Atleta e Técnico; edital para parceiros; e edital de apoio a comunidade, como as associações de bairros. Essa organização é fruto do aprimoramento e implementação de políticas públicas do esporte, que ampliam e democratizam o acesso dos cianortenses a recursos para a consolidação de atletas, modalidades e espaços esportivos”, ressalta o coordenador de planejamento, professor Vitor Hugo Ramos Machado.

“A SMEL termina o ano com resultados positivos, alcançados com a contribuição de cada cidadão, com o incentivo dos pais, interesse dos atletas, o apoio dos parceiros e a dedicação da nossa equipe de trabalho. Que em 2023 possamos realizar ainda mais. Obrigada a todos”, destaca a secretária da pasta, Pauliane Moreno Guides.