Cianorte encerra 2022 comemorando importantes avanços

Publicado em: 20/12/2022 12:32 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Investimentos estratégicos impulsionam a qualidade de vida e o desenvolvimento na cidade e no campo

Chegamos ao final de mais um ano e o cianortense tem muitos motivos para celebrar. Ao longo de 2022, Cianorte cresceu em empregos e negócios, ampliou e revitalizou espaços públicos, melhorou a mobilidade urbana, investiu nos pequenos produtores, aumentou os atendimentos na saúde, assim como os cuidados com o meio ambiente e com a educação, além de muitas outras ações que refletem diretamente no bem-estar de toda a população e no desenvolvimento da cidade.

“Não temos dúvidas de que foi um ano desafiador, não só para nosso município, mas para o país de forma geral. Mas podemos comemorar muitos avanços, em inúmeras áreas. Nossa cidade vem vivendo uma transformação positiva, que pode ser vista e sentida pela população. Assim, quero agradecer a todos os munícipes pela confiança, aos vereadores por apreciarem com carinho nossos projetos e aos secretários e servidores pela dedicação”, ressaltou o prefeito, Marco Franzato.

Na área econômica, foram realizadas capacitações para trabalhadores, criadas leis para a desburocratização na abertura de empresas e implantada a Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (PMCTI). Pensando em desenvolvimento urbano e mobilidade, houve a revitalização das praças Raposo Tavares (centro), Altino Volpato (Vidigal) e 7 de Setembro (São Lourenço); a construção do primeiro parque para cães, o ParCão; a pavimentação de estradas rurais; recape asfáltico; a construção de ciclovias; a iluminação da Avenida José da Silveira; e a duplicação da Avenida Makio Sato. Outra grande conquista é a aprovação do Passe Livre no transporte público coletivo para 2023.

Para o homem do campo, houve o fornecimento de mais de 600 mil mudas de café, por meio do projeto Luiz Ferraz de Mesquita Filho; a construção de estufas e hortas comunitárias; a inclusão de Cianorte no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF); a criação do Programa de Produção Agropecuária Sustentável, o PROPAS, para aumentar a produtividade de carne, couro, leite e derivados, forragem, mandioca e eucalipto; a criação da cooperativa regional de produtores; e a oferta de horas-máquina.

Na saúde, a Prefeitura estendeu os horários de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Morada do Sol, Cianortinho, Vila 7 e São Lourenço. Também abriu novas farmácias, implantou a liberação de exames de imagem, laboratoriais e sessões de fisioterapia no ato da consulta. Além de se tornar referência na aplicação de vacinas, especialmente contra a Covid-19.

Em 2022, o esporte contou com a reestruturação dos espaços esportivos, com a reforma de quadras, campos, pistas, entre outros; a construção do Ponto do Pedal; e a melhoria da pista de skate.

Também houve a ampliação das escolinhas esportivas, atendendo cerca de 3 mil alunos, em 24 modalidades, além de projetos como o Juventude Acumulada (atividades aos idosos) e o Bolsa Atleta/ Técnico (ajuda de custo).

O cuidado com o meio ambiente também se sobressaiu neste ano, com o reforço das ações preventivas; plantio de mudas nativas; e gestão do descarte de resíduos, com campanhas de educação ambiental, substituição das lixeiras rurais por coleta nos carreadores, fechamento do lixão de Vidigal, entre outras. Ainda são destaques os mutirões de limpeza dos rios da cidade; a aprovação em lei do Banco de Ração; o atendimento a maus tratos, recolhimento de cachorros e gatos e assistência aos animais silvestres atropelados. E logo tem novidade: o Parque Manduhy está quase pronto.

Na educação, o município investiu na aquisição de materiais pedagógicos, esportivos, de informática, uniformes e livros de literatura para as bibliotecas das escolas e CMEIs. Houve formação para professores e educadores e reformas nas instituições de ensino. Entre as medidas inéditas, foram implantadas aulas piloto de robótica e a cidade ganhou o Centro Pedagógico do Transtorno do Espectro Autista (CPTEA).

As áreas da assistência social, da cultura e de políticas públicas para mulheres, crianças e adolescentes também receberam atenção especial. O Município conquistou um conjunto habitacional, com 441 moradias. Os artistas locais receberam espaço e valorização por meio de editais. O combate à violência foi reforçado com uma nova sede da Delegacia da Mulher.

“Tudo com muita transparência. Inclusive, neste ano o município atingiu 100% no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), motivo de orgulho para nós. E o trabalho continua para o próximo ano, com respeito, comprometimento e responsabilidade com as contas públicas. Desejo a todos boas festas e um feliz 2023!”, concluiu Franzato.