Programa Da Porteira para Dentro beneficiou 106 pequenos produtores em 2022

 

Publicado em: 19/12/2022 17:09 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Whatsapp

 

Iniciativa possibilitou a execução de serviços, como reforma de terraço, curva de nível e readequação de carreadores, com valores acessíveis

Em Cianorte, a Secretaria Municipal de Agricultura celebra mais um ano de conquistas para a área rural. Dentre as várias inciativas promovidas para incentivar as atividades do homem do campo, que geraram bons resultados, destaca-se o Programa Da Porteira para Dentro, que oferece locação de maquinários para pequenos produtores rurais a valores abaixo do mercado. Em 2022, a iniciativa atendeu 106 propriedades, totalizando pouco mais de 590 horas trabalhadas, uma média de 5,59 horas por sítio.

Dentre os serviços que podem ser realizados pelo programa estão a reforma de terraço, curva de nível, limpeza de entulhos, readequações de carreador, terraplenagem e criação de tanques para peixes. “Como diz o próprio nome, sempre da porteira para dentro. A intenção é atender diretamente os pequenos produtores rurais, auxiliando-os nas melhorias das suas propriedades, para que tenham um resultado direto no aumento da produtividade”, justifica o secretário da pasta, Anízio Menarim Filho. 

Neste ano, o programa passou a contar com uma nova pá carregadeira que ampliou os serviços. “Nosso objetivo é equipá-lo cada vez mais. Para 2023, esperamos receber mais uma dessa”, alega o prefeito, Marco Franzato, que completa informando que a meta do próximo ano será atender 150 propriedades, com 900 horas de trabalho das máquinas. “O campo será transformado. Muito orgulho da nossa equipe que tem se empenhado constantemente para alcançarmos esses resultados fantásticos”, finaliza. 

Na última sexta-feira (16), os trabalhos se concentraram na propriedade do senhor Ronaldo José Queiroz, que solicitou os serviços da pá carregadeira pela segunda vez, para a realização de encabeçamento de curva de nível e construção de uma estrada. “Já contratamos empresas de fora e aí, além de pagar mais caro, ainda não ficou da forma que esperávamos. O diferencial do Da Porteira para Dentro é a qualificação dos maquinistas. Tivemos uma boa primeira experiência e, por isso, procuramos novamente. Vale a pena”, conta. 

 

PROGRAMA
Para usufruir do Da Porteira para Dentro, basta procurar pela sede da Secretaria de Agricultura, que fica no Paço Municipal e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O acesso ao programa é restrito aos produtores rurais residentes em Cianorte e que estejam devidamente inseridos no cadastro da pasta, tenham a posse da terra com dimensão menor ou igual a 80 hectares e que a agricultura seja a sua principal fonte de renda. 

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS
Em 2021, o Da Porteira para Dentro atendeu 96 propriedades com 622 horas trabalhadas, arrecadando R$ 53.699,79. Em 2022, a arrecadação foi de R$ 58.045,75. “Ambos os valores foram destinados para o Fundo Municipal do Desenvolvimento Rural de Cianorte e revertidos em favor dos próprios produtores”, afirma o chefe da Divisão de Assuntos Comunitários Rurais, Henrique Paulo Marangoni, que é responsável pela gestão do programa, que conta com o apoio do Sindicato Rural local.