Cartão-alimentação é alternativa à cesta básica em Cianorte

Publicado em: 16/12/2022 08:40 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Para promover o acesso da população a orientações sobre a importância da alimentação adequada, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional promove o Projeto Cianorte Mais Saudável. Com publicação mensal, a iniciativa traz em dezembro informações sobre o benefício eventual de auxílio-alimentação na modalidade de cartão, que possibilita a aquisição de gêneros alimentícios por meio de redes de estabelecimentos credenciadas pela empresa licitada, em Cianorte e nos distritos de São Lourenço e Vidigal.

Implementada como uma alternativa às cestas básicas, mas sem extingui-las, a modalidade foi criada em 17 de outubro deste ano para atendimento emergencial das famílias que se encontram em vulnerabilidade e risco social, com a finalidade de contribuir com o valor de R$ 170,00 para a aquisição de alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza, dando autonomia para que o beneficiário escolha os itens conforme sua necessidade.

“O diferencial do cartão-alimentação é a flexibilidade para a decisão de compra, possibilitando que as famílias adaptem suas demandas, façam pesquisa de preço e de marcas”, destaca a secretária da pasta, Aline Rosa Kist. “Cabe ressaltar que cada requerimento do benefício eventual de auxílio-alimentação é avaliado individualmente, sendo responsabilidade do técnico a definição sobre qual a modalidade a ser liberada, se cartão ou cesta básica, conforme a realidade familiar”, completou.

A concessão do benefício eventual é realizada através das equipes de referência dos serviços socioassistenciais da Secretaria Municipal de Assistência Social (CRAS I e II, CREAS e unidades de São Lourenço e Vidigal), mediante entrevistas, visitas domiciliares e relatórios sociais, de acordo com as normativas legais vigentes de cada profissão. Desde que foi implantado, o cartão-alimentação realizou 502 atendimentos até o momento.