Cianorte alcança 100% no Índice de Transparência da Administração Pública

 

Publicado em: 30/11/2022 16:20 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Whatsapp

 

Dados são do Tribunal de Contas do Estado do Paraná

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) divulgou, nessa terça-feira (29), em seu site oficial, mais um importante indicador para Cianorte. O Município atingiu 100% no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP). Os dados podem ser consultados no link https://www1.tce.pr.gov.br/multimidia/2022/11/pdf/00370757.pdf. O número é maior que o resultado preliminar apresentado pelo órgão na semana passada, que era de 97,33%. Em 2021, o percentual foi de 96,03%. 

“Este é mais um objetivo atingido pela nossa administração, fruto do comprometimento e responsabilidade com as contas públicas por toda a equipe de secretários e de servidores”, celebra o prefeito, Marco Franzato. “Ao trabalhar com um governo transparente, favorecemos a fiscalização pela sociedade, além de ser como um convite à participação popular na tomada de decisões, o que considero primordial para o bom andamento da democracia. Isso, sem contar a importância ética e legal”, completa. 

Segundo a secretária municipal de Fazenda, Priscila Andreoti, são vários os motivos que levaram o município a atingir os 100% de transparência, como a transmissão on-line das sessões presenciais de licitação; a alimentação do site da Prefeitura de maneira ainda mais frequente e detalhada; e o atendimento criterioso aos prazos estabelecidos pelo TCE-PR para o envio de documentação. “Fizemos um trabalho com as secretarias, focando nos relatórios, calendários e métodos de acordo com as normas do Tribunal para alcançarmos esse percentual”, afirma. 

 

Indicador
Conforme o TCE-PR, “o Índice de Transparência da Administração Pública é um indicador desenvolvido pelo próprio corpo de auditores de controle externo da Corte há quatro anos. Desde então, ele é utilizado anualmente para verificar a conformidade legal e a qualidade dos portais da transparência de entidades públicas sob sua jurisdição, com base em cinco dimensões: transparência administrativa, transparência financeira, transparência passiva, boas práticas e usabilidade.” As prefeituras dos 399 municípios do Paraná são avaliadas. Cianorte figura com 100% no ITP ao lado de cidades como Maringá e Londrina.