Encontro celebra o Dia Municipal da Alfabetização

Publicado em: 16/11/2022 15:20 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

A Secretaria Municipal de Educação promoveu, na manhã desta quarta-feira (16), um encontro com o objetivo de enaltecer a importância da aprendizagem da leitura e da escrita, sobretudo para crianças e adolescentes. A iniciativa é alusiva ao Dia Municipal da Alfabetização, instituído pela Lei nº 5.309, de 20 de outubro de 2021, e celebrado em 14 de novembro.

“Só quem é ou convive com uma pessoa analfabeta sabe o quanto é difícil não ser escolarizado. Acompanhei de perto os desafios enfrentados pela minha mãe, que chegou a participar do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) para aprender a ler algumas palavras. Reconhecendo o quanto é valoroso o letramento, nossa gestão vem trabalhando duro para que a alfabetização seja acessível a todos”, assegurou o prefeito, Marco Franzato.

“Alfabetizar vai muito além de ensinar a ler e escrever, pois permite ao sujeito compreender o mundo à sua volta. A equipe da rede municipal está de parabéns por conduzir essa missão com tamanha responsabilidade e dedicação. A temática celebrada neste encontro é a Literatura Infantil, importante ferramenta para a criança aprender a ler, escrever e interpretar o mundo, por permitir o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento psíquico, fazendo o aluno confrontar os problemas apresentados nas histórias com a vida real”, afirmou a secretária municipal de Educação, professora Kelly Cristine Werdenberg Rodrigues, acompanhada da coordenadora pedagógica da Alfabetização, professora Juliana Piovesan Vieira.

Representando a Câmara Municipal, a vereadora professora Neuza Casassa, ressaltou que “os primeiros anos de vida escolar são essenciais para o sucesso do aluno. Por isso, ver o município engajado na alfabetização é motivo de muito orgulho e satisfação”.

O evento foi abrilhantado pela apresentação da música Sítio do Picapau Amarelo, pelos estudantes do 3º ano, da Escola Municipal Cecília Sato, da professora Oriana Ferreira Leite da Silva; e pela contação da história “A galera do sítio”, encenada por Lau Gallo, Nathan Junior, Laurindo Gerônimo, Lu Patuzzo e Jakeline Plácido. A última, que é professora, escritora e diretora de Planejamento Estratégico e Políticas Públicas Educacionais, também ministrou a palestra “Letramento social a partir da literatura infantil”.