Professores apresentam práticas de alfabetização desenvolvidas com o Projeto TEMA

Publicado em: 04/11/2022 11:05 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Rede Municipal de ensino celebra o progresso de 508 estudantes que estavam com defasagem da leitura e da escrita, devido ao período de aulas não presenciais na pandemia de Covid-19

Na noite da última quinta-feira (03), no auditório da Unipar, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu o seminário “Compartilhando Práticas de Alfabetização em contexto de letramento”. O evento reuniu os professores das 15 escolas da Rede Municipal de Ensino, que puderam compartilhar as ações bem-sucedidas desenvolvidas ao longo do ano letivo, com o objetivo de sanar a defasagem da leitura e da escrita entre as crianças dos 3°s, 4°s e 5°s anos do Ensino Fundamental.

A iniciativa integra o Projeto TEMA – Letramento e Alfabetização Linguística, da Editora Aprender, adquirido pela SME com o objetivo de concluir o processo de alfabetização dos estudantes que não aprenderam a ler e a escrever no 1º e 2º anos, devido ao período de aulas não presenciais durante a pandemia da Covid-19. Para a implantação, foram investidos R$1.020.540,09, em material de apoio complementar. Assim, cada estudante recebeu dois livros para sala de aula e outros dois para tarefas de casa, além de sílabas e letras móveis para o trabalho com a leitura e a escrita. Além disso, também foi adquirida a formação continuada aos 102 professores envolvidos, plataforma de ensino, atividades avaliativas diagnósticas e assessoria pedagógica para acompanhamento e avaliação dos resultados.

“Depois de vários encontros referentes ao TEMA, os professores tiveram a oportunidade, nesta noite, de apresentar cada trabalho e apreciar a prática docente dos demais. Gratidão a todos que, de uma forma ou de outra, colaboraram para que o projeto trouxesse resultados positivos. No início de 2022, a Rede Municipal de Ensino contava com 508 estudantes dos 3ºs, 4ºs e 5°s anos que não haviam concluído o processo de alfabetização, devido ao período de aulas não presenciais. Hoje, caminhamos para concluir o ano letivo com esses estudantes alfabetizados”, comemorou a secretária da pasta, Kelly Cristine Werdenberg Rodrigues, acompanhada pelas coordenadoras pedagógicas Kátia David Carnicelli Cardozo, Juliana Piovesan Vieira e Marineusa Santiago Crizol.