Novembro terá reforço das ações de combate ao câncer

Publicado em: 01/11/2022 15:46 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Dando sequência à mobilização iniciada pelo Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama e de promoção da saúde da mulher, a Secretaria Municipal de Saúde traz em novembro uma programação especial pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer (27), com ações voltadas às campanhas Novembro Azul (contra o câncer de próstata) e Novembro Vermelho (câncer bucal), além de outros serviços, com atendimentos aos sábados.

Conforme cronograma dividido por Unidades Básicas de Saúde (UBSs), serão disponibilizadas consultas médicas aos homens, coleta de preventivo e solicitações de mamografia às mulheres, avaliação de saúde bucal e nutricional, inscrições nos grupos de antitabagismo e de combate da obesidade. Os agendamentos devem ser realizados na UBS mais próxima da residência.

“A prevenção ao câncer engloba atitudes que devem ser incorporadas à rotina para reduzir os riscos de desenvolver a doença. Pensando nisso, elaboramos uma programação diversa, que visa incentivar a adoção de hábitos que colaboram para a saúde de homens e mulheres, como não fumar, manter uma alimentação equilibrada e o peso corporal adequado, cuidar das estruturas bucais, além de realizar os exames de rotina. Por isso, orientamos aos cianortenses que não percam essa oportunidade”, destaca a secretária municipal de Saúde, Rebeca Galacci.