Você conhece os benefícios da goiaba?

Publicado em: 31/10/2022 15:44 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Com publicação mensal, o Projeto Cianorte Mais Saudável, iniciativa do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, traz em outubro informações sobre um dos frutos mais populares do Brasil: a goiaba. Com cultivo em quintais ou em grandes pomares, seja para o consumo in natura ou como ingrediente de receitas, a fruta faz sucesso pelo perfume, sabor e benefícios para a saúde.

Seu nome deriva de “coyab” que, em tupi, significa sementes aglomeradas. Acredita-se que sua origem seja das regiões tropicais da América. No Brasil, demonstra adaptabilidade para plantio em todas as regiões. Em Cianorte, a goiaba tem números expressivos. Em 2021, foram comercializadas 63 toneladas, totalizando R$ 227.430,00 para o município.

A fruta é fonte de fibras, folato, tiamina, riboflavina, vitaminas A, C e B6, além de minerais como cálcio, fósforo, magnésio, ferro e potássio, que conferem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésicas, hipocolesterolêmicas, antiespasmódicas, antimicrobianas e adstringentes, atuantes no retardo do envelhecimento, melhora da pele, visão e digestão, aumento da imunidade, saciedade, entre outros.

Na culinária, seu sabor é amplamente apreciado, sendo explorado de forma cada vez mais criativa, desde as tradicionais sobremesas e geleias, passando pelos sucos e sorvetes, até pratos agridoces. Uma das preferências populares é a goiabada, doce típico brasileiro. Confira a sugestão de receita do Cianorte Mais Saudável:

Ingredientes:

- 4 goiabas bem maduras

- 1 xícara (chá) de água

- ½ xícara (chá) de açúcar demerara

- suco de ½ limão

- 1 sachê de gelatina sem sabor e incolor

Modo de preparo:

1 - Lave as goiabas e retire toda a casca;

2 - Corte as goiabas ao meio e transfira para uma panela com 1/2 xícara de água;

3 - Ligue o fogo e misture até que comece a desmanchar;

4 - Transfira para um liquidificador e processe até obter um creme homogêneo;

5 - Volte para a panela passando pela peneira por no mínimo duas vezes, até retirar todos os caroços ou pedacinhos;

6 - Adicione o restante da água, o açúcar demerara e o suco de limão. Misture;

7 - Prove e ajuste o açúcar se for preciso;

8 - Reduza o fogo para o baixo e deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos ou até alcançar uma textura de doce;

9 - Quando engrossar, hidrate uma gelatina incolor com um pouquinho de água, junte com o doce e misture bem;

10 - Leve à geladeira e espere firmar para dar o ponto de corte.