Seminário qualifica profissionais que atuam no programa Família Acolhedora

Publicado em: 31/10/2022 15:27 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Nesta segunda-feira (31), no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu o II Seminário do Serviço de Acolhimento Familiar em Família Acolhedora de Cianorte. O evento contou com a participação de profissionais da cidade e também de Terra Boa, Jussara, São Tomé, Cidade Gaúcha e Paranavaí.

O Serviço de Acolhimento Familiar organiza o amparo de crianças e adolescentes afastados da família por medida de proteção, em residência de famílias acolhedoras cadastradas pela equipe técnica. Conforme a secretária da pasta, Aline Rosa Kist, “o serviço foi instituído no município em 2018. Nestes quatro anos, tivemos muitos avanços, famílias credenciadas e crianças acolhidas. Assim, este seminário foi pensado como uma forma de trazer reflexões, incentivar e fortalecer o programa”.

Neste sentido, a secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes, Aline Soares de Almeida Leal, agradeceu a todos os presentes, “que atuam na disseminação da garantia do direito a convivência familiar e comunitária”.

Representando o escritório regional da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, o técnico Sidney de Souza ressaltou a importância do momento. “O Serviço de Acolhimento Familiar tem uma proposta maravilhosa, mas precisa ser conduzido com sabedoria. Os técnicos devem tomar decisões assertivas e este evento vem abordar toda a particularidade e complexidade do tema, para a redução de danos às crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida protetiva, oferecendo um acolhimento individualizado e de acordo com as necessidades de cada um”, defendeu.

A iniciativa contou com a palestra da assistente social, Janete Aparecida Giorgetti Valente (Jane Valente), doutora em Serviço Social pela PUC-SP no tema Acolhimento em Família Acolhedora, com vasta experiência de atuação na área. Também estiveram presentes a chefe da Divisão dos Direitos da Criança e do Adolescente e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Stephanie Mariane Piveta Azevedo; representando o Conselho Tutelar, a conselheira Isabel de Souza; e da assistente social do Ministério Público, Adriéli Volpato Craveiro.