Secretaria de Educação lança projeto-piloto para atendimento de crianças autistas

Publicado em: 18/10/2022 14:15 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Centro Pedagógico do Transtorno do Espectro Autista (CP-TEA) atuará como um complemento ao atendimento educacional. Encaminhamentos serão via escola

Na tarde da última segunda-feira (17), a Secretaria Municipal de Educação lançou o projeto-piloto do Centro Pedagógico de atendimento às crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (CP-TEA). O evento contou com a presença de autoridades, profissionais da educação e famílias de alunos que serão atendidos.

Localizado na Avenida Mato Grosso, nº 900, o Centro Pedagógico atuará como um complemento ao atendimento educacional, como forma de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Assim, serão ofertadas atividades que objetivam desenvolver a coordenação motora (ampla e fina); melhorar a capacidade de atenção e concentração; percepção visual; conscientização do esquema e da imagem corporal; organização espaço-temporal e ritmo; lateralidade; habilidades de interação social, comunicação; atividades psicomotoras; equilíbrio; entre outras áreas, identificadas após a avaliação da equipe pedagógica.

A secretária da pasta, Kelly Cristine Werdenberg Rodrigues, explicou que “o projeto-piloto tem como público-alvo os estudantes matriculados do Infantil 4 ao 3º ano do Ensino Fundamental, na rede municipal, e que já têm o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os encaminhamentos serão via escola e a criança receberá de um a dois atendimentos pedagógicos semanais”.

O presidente da Câmara Municipal, Wilson Pedrão, elogiou a iniciativa. “A luta pelo atendimento especializado aos autistas é um caminho longo, repleto de desafios. Parabenizo ao prefeito Marco e equipe pela sensibilidade a essa bandeira”, disse Pedrão, acompanhado pelos vereadores Afonso Lima, Tuika, Pastor Dejair, Márcia Pereira e Neuza Casassa.

Já o prefeito, Marco Franzato, falou sobre a importância da inclusão dos alunos com TEA. “Este é um grande passo a favor do desenvolvimento dos estudantes com autismo. A nossa intenção é, com o tempo, ampliar os atendimentos. Temos a educação como uma das prioridades desta gestão, por entendermos que é um agente transformador”, ressaltou.

O evento também contou com a presença do chefe do Núcleo Regional de Educação, Emerson de Mattos; representando as famílias que serão atendidas e membro do Conselho da Pessoa com Deficiência, Elizandro Henrique Rodrigues; da coordenadora da Educação Especial, Elisângela Lopes de Albuquerque; secretários municipais, equipe pedagógica da Secretaria de Educação, diretoras, professoras e profissionais que atuarão no CP-TEA.