Auxílio-alimentação tem nova modalidade a partir de segunda-feira

Publicado em: 13/10/2022 16:14 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Benefício passa a ser ofertado através de um cartão eletrônico com R$170 de crédito. Itens de alimentação, higiene ou limpeza deverão ser adquiridos no comércio local

A Prefeitura de Cianorte mudará a forma de ofertar o auxílio-alimentação. A partir de segunda-feira (17), as famílias que procurarem os técnicos da Secretaria de Assistência Social em busca do benefício eventual receberão um Cartão-Alimentação. Com ele em mãos, terão um crédito de R$170 para adquirirem os itens que julgarem necessários, de acordo com a sua realidade. A compra poderá ser feita em um dos 43 estabelecimentos credenciados pela empresa licitada, tanto em Cianorte, quanto em São Lourenço e Vidigal.

O auxílio é uma alternativa para a cesta básica, que continuará a ser entregue em situações pontuais ou em que o atendimento emergencial for necessário, já que o cartão eletrônico exige um prazo de duas horas após sua criação para ser utilizado. “São vários os benefícios de incluirmos a nova modalidade de auxílio, dentre eles destaco a autonomia que garantirá às famílias, já que possibilitará a elas poder escolher quais os itens de alimentação, higiene pessoal ou de limpeza preferem adquirir”, argumenta a secretária da pasta, Aline Rosa Kist.

“Agora as famílias poderão comparar os valores dos produtos e comprarem aqueles que preferem. E o melhor de tudo é que todo o consumo acontecerá no comércio local, movimentando mercados, açougues, frutarias, farmácias, restaurantes e panificadoras”, explica o prefeito de Cianorte, Marco Franzato, que estima que cerca de R$ 1,1 milhão será injetado na economia local. O valor ofertado no cartão acompanha o praticado na cesta básica. A Prefeitura estima que atenderá cerca de 800 famílias por mês, sendo 600 com cartão e as outras 200 com cestas básicas.

BENEFÍCIO

O benefício eventual na forma de auxílio-alimentação tem como objetivo o atendimento emergencial das pessoas que se encontram em vulnerabilidade e risco social. Ele é concedido nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) I e II após o cadastro e a análise técnica que verifica a necessidade da família. “Cabe ressaltar que os benefícios não serão liberados conjuntamente, ficando sobre a responsabilidade do técnico a decisão sobre a modalidade a ser liberada, levando em consideração a realidade familiar”, completa Aline.