Saúde de Cianorte aumenta em 141% o número de consultas de especialidades ofertadas

Publicado em: 07/10/2022 15:56 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Resultados, divulgados durante audiência pública, também apontam uma redução de 96% na fila reprimida de pacientes à espera de uma consulta

A Secretaria Municipal de Saúde mais que dobrou o número de consultas de especialidades ofertadas aos pacientes de Cianorte. Entre janeiro e agosto deste ano, foram 25.278 atendimentos prestados, enquanto no mesmo período de 2021 foram 10.460. O resultado é 141.66% maior. A informação foi divulgada pela secretária da pasta, Rebeca Galacci, durante a Audiência Pública sobre o Relatório da Gestão Fiscal do 2o Quadrimestre, realizada na última sexta-feira (30), na Câmara de Vereadores.

Entre as especialidades que mais atenderam neste ano, estavam avaliações para fisioterapia (7.566), ortopedia (4.420) e oftalmologia (6.388). Além desse número, Rebeca ainda frisou que durante o mesmo período a administração conseguiu atender 96% da fila reprimida de pacientes “que é aquela em que eles aguardavam há muito tempo por uma consulta”, explica. “O que existe agora é a fila rotativa, já que na saúde temos, com frequência, ingresso de pacientes. Com esse novo modelo, a fila está tendo rotatividade, não está parada”, completa.

Ela ainda pontuou que durante o período os investimentos na área também cresceram. O repasse foi 23% superior. “É interessante observarmos a eficiência da aplicação desses recursos, já que, nesse tempo, asseguramos os demais atendimentos, ampliamos o número de consultas de especialidade, aumentamos em 11% a nossa folha de colaboradores, mantivemos os ambulatórios de Dengue e de Síndromes Respiratórias e aumentamos o consumo de materiais médicos hospitalares”, conclui.

Outro destaque foi em relação ao aumento de exames, como de laboratório, fisioterapia, imagem e oxigenoterapia, executados no período. Enquanto em 2021 foram 365.837, neste ano o número subiu para 554.605. O resultado é 51,6% maior. “Atribuo todos esses números a nossa busca incessante por mais eficiência no atendimento, sem deixar de lado as contas. Temos acompanhado de perto a pasta da saúde por entendermos a sua importância. Tenho certeza que vamos melhorar e ampliar ainda mais o atendimento”, garante o prefeito Marco Franzato.

BONS RESULTADOS

Na Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) os resultados também são animadores. No mesmo período analisado, foram realizadas 64% mais consultas; 70% mais procedimentos; 36% mais eletrocardiogramas; e 35% mais exames laboratoriais. O mesmo cenário positivo se repete no cenário das consultas dos Caps adulto e infantil e no Ambulatório de Especialidades, com aumentos de 11%, 71% e 8%, respectivamente. Houve ainda um crescimento de 25% no número de atendimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde. Os dados foram extraídos do Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saúde.