Cianorte adere ao programa “Saúde com agente” e ACS recebem kit e formação técnica

Publicado em: 06/10/2022 11:34 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Com o objetivo de melhorar os indicadores de saúde, e a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária, a Prefeitura de Cianorte aderiu ao edital SGTES/MS Nº 2, de 28 de janeiro de 2022. Com esta adesão, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão aptos para participar do programa “Saúde com agente”, que oferece um curso de nível Técnico em Agente Comunitário de Saúde. Na última terça-feira (04), os 58 ACS inscritos na formação receberam parte de um kit de uso individual, contendo materiais de trabalho como aparelho de pressão eletrônico, oxímetro de pulso e glicosímetro, que ajudarão os profissionais a desempenharem suas funções.

O prefeito, Marco Franzato, entregou os kits e agradeceu o empenho da equipe. “Sabemos que é um trabalho desafiador, uma vez que atuam como uma ponte entre os serviços de saúde e a comunidade. Temos hoje 105 ACS e metade desse time aderiu, espontaneamente, à iniciativa. O que demonstra o interesse em ampliar seus conhecimentos e é motivo de orgulho para a administração”, elogiou o gestor.

Realizado por meio de atividades em Educação a Distância (EAD) e de práticas presenciais, o curso técnico é certificado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses. “Os ACS têm papel revelante na prevenção e no cuidado das pessoas. Assim, queremos valorizar esses profissionais, oportunizar que tenham um olhar apurado sobre as informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes”, comentou a secretária de Saúde, Rebeca Galacci, acompanhada pela chefe da Divisão de Atenção Básica, Rebeca Figueira de Arruda Oliveira.

O curso ensinará a realizar diagnóstico das condições de vida e saúde da população do seu território de atuação, de forma articulada com profissionais da atenção básica; desenvolver um trabalho integrado com a vigilância em saúde e a atenção básica no território; realizar ações de promoção e prevenção à saúde dos indivíduos e das famílias; coletar e registrar dados relativos às visitas domiciliares, considerando as particularidades de grupos específicos; conhecer as condicionalidades de programas sociais, em parceria com a rede de atenção intersetorial; desenvolver ações de planejamento integrado no tocante à promoção, prevenção e controle das doenças e agravos no seu território de atuação.