Tem início a Semana do Trânsito 2022

Publicado em: 19/09/2022 16:24 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Palestras, peças teatrais, blitz ecológicas, simulação de acidente, ações de conscientização, cenas rápidas nos semáforos e Cãominhada integram o calendário de atividades

Com o slogan “Juntos salvamos vidas”, a Semana Nacional do Trânsito, celebrada de 18 a 25 de setembro, visa incentivar junto à sociedade um trânsito mais seguro. Em Cianorte, a solenidade de abertura foi na manhã desta segunda-feira (19), no auditório da Unipar, com a participação de autoridades, apresentação cultural de alunos das escolas municipais Gonçalo Moreno Gutierres e Liomar Gomes, e espetáculo com a Cia Deu Zebra de Teatro.

“Muitas vidas são perdidas por falta de consciência dos atores do trânsito, por excesso de velocidade, embriaguez ao volante, avanço de sinal, uso de celular na direção, entre outras atitudes. Por isso, convocamos a todos para que sejam multiplicadores das informações que serão disseminadas durante esta semana”, salientou Cabo Veiga, representando o Batalhão da Polícia Rodoviária.

Representando a secretária de Desenvolvimento Urbano, Mariana Affonço, o diretor de Trânsito, Carlos Eduardo de Oliveira, enalteceu a importância da campanha. “A cada ano, a frota de Cianorte tem um aumento considerável, o que reflete na segurança de motoristas e pedestres e aumenta a necessidade de se trabalhar a educação de trânsito”, defendeu.

“A Semana do Trânsito tem como pilares o respeito às leis e a valorização da vida. Não podemos deixar o estresse e a correria do dia a dia interferirem na conduta no trânsito. É preciso ter consciência de que somos responsáveis pela nossa própria vida e pelas dos demais”, comentou o presidente do Legislativo, Wilson Pedrão, na oportunidade representando o prefeito, Marco Franzato.

O evento contou ainda com a participação de secretários municipais, representantes do Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Unipar, agentes de trânsito, equipe da Secretaria Municipal de Educação, professores e alunos. A programação segue durante a semana, com palestras, peças teatrais, blitz ecológicas, simulação de acidente, ações de conscientização, cenas rápidas nos semáforos e, para encerrar, no domingo (25) haverá a Cãominhada, às 9h, no ParCão.

Em Cianorte, a Semana do Trânsito é uma organização da Prefeitura, por meio da Diretran e das secretarias de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente, Educação, Cultura, Saúde, Comunicação, e em parceria com a Unipar, 8º Subgrupamento de Bombeiros Independente, 5ª Companhia Independente Polícia Militar, Batalhão da Polícia Rodoviária, 26ª Ciretran, Sarte, Samu, Núcleo Regional de Educação, 13ª Regional de Saúde e Adfic.