3º CastraPet realiza a castração gratuita de 553 animais

Publicado em: 16/09/2022 11:38 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

A terceira edição do CastraPet Paraná, programa permanente de esterilização de cães e gatos, realizou a castração gratuita de 553 animais em Cianorte, sendo 280 cães e 273 gatos. Promovida entre os dias 12 e 15 de setembro, na estrutura montada no pátio do Centro Poliesportivo Carlos Yoshito Mori, a iniciativa promoveu o acesso do serviço às famílias que dificilmente teriam condições de arcar com os custos no particular.

Conforme a secretária municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Daniella Carraro Parreiras, “a edição foi um sucesso. Tivemos alguns contratempos nos primeiros dias, por conta das chuvas, mas isso não impediu o êxito da proposta. Assim, agradecemos ao Governo do Paraná por trazer o programa até nosso município; aos profissionais da CliniCão, que fizeram os procedimentos; à equipe da Secretaria, que não mediu esforços na organização; e aos voluntários, que foram essenciais no transporte dos tutores e animais que tinham dificuldades para ir até o local, em especial à ONG Amigos de Patas, nas pessoas da Simone Ziliane, Aparecida Zulcão e Luzanira Mendes; e às cuidadoras e protetoras independentes Marisa Franco Montagnini, Dulcineia Sanchez e Vera Lucia Campagnoli”, comentou a secretária.

O veterinário e chefe da Divisão de Bem-Estar Animal, Fabiano Cunha Ceschini, enalteceu a importância do CastraPet. “O programa garante reflexos positivos, tanto na saúde pública, com o controle populacional dos cães e gatos; quanto no bem-estar e longevidade dos animais. Somadas as três edições, tivemos 1.197 castrações, sendov176 na primeira, 468 na segunda e 553 na terceira. As cirurgias são gratuitas e, ao final, os pets recebem microchip e a medicação para o pós-operatório”, ressaltou.

O PROGRAMA: A iniciativa é do Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e do IAT, em parceria com as prefeituras. As cirurgias são realizadas por equipes de veterinários que percorrem o Estado para atender a população de baixa renda, protetores e Organizações da Sociedade Civil (OSCs), mediante inscrição.