Prefeitura orienta sobre importância da separação do lixo

Publicado em: 14/09/2022 11:15 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Todas as informações sobre os tipos de destinação, coleta e cronogramas estão disponíveis no site.

Cianorte conta com locais específicos de coleta de lixo. São diversos pontos pela cidade que buscam garantir a destinação correta de resíduos. No entanto, erros comuns na separação e embalagem do lixo doméstico podem prejudicar os processos e gerar transtornos aos responsáveis pelos serviços.

Segundo o chefe da Divisão de Educação Ambiental, Evandro de Castro, mensalmente, aproximadamente 60 toneladas de recicláveis são recolhidos pela Coleta Seletiva e autônomos e 1.170 toneladas de orgânicos pela Sanepar. No entanto, a má separação dos resíduos, causa retrabalho, atraso nos processos, aumento dos aterros com itens errados, perda de material reciclável, além de representar risco de contaminação dos trabalhadores.

“São impactos no âmbito social, da saúde e do meio ambiente como a poluição do solo, dos lençóis freáticos, da água, dos rios e mares; a proliferação de doenças por meio de transmissores que são atraídos pela falta de embalagem adequada e, também, prejuízos na renda e nas oportunidades de trabalho dos coletores. Além disso, resíduos dispostos de forma inadequada podem atrair animais silvestres do Parque Municipal Cinturão Verde, gerando problemas na saúde e possíveis atropelamentos”, exemplifica Evandro.

Neste sentido, para garantir a segurança dos trabalhadores e evitar erros que comprometem a destinação correta do lixo, a orientação da secretária municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Daniella Carraro Parreiras, é a atenção da população na hora de separar os resíduos e com relação aos dias de coleta de cada material.

“O lixo orgânico é o restante de comida, fruta, papel higiênico, entre outros, que vão para o aterro sanitário e têm o tempo de decomposição menor, assim como baixo impacto ambiental. Já os materiais como papelão, plástico, alumínio e vidro são recicláveis e devem ser limpos e secos, pois são enviados para a associação de reciclagem. Por isso, os dois tipos devem ser embalados separadamente e bem-acondicionados”, explica a secretária.

Além de separar entre orgânico e reciclável, a população deve ficar atenta às características e necessidades de cada tipo de descarte, como:

• Coleta de lixo orgânico: Realizada pela Sanepar, nos imóveis, de segunda a sábado, de acordo com o cronograma por bairro;

• Coleta de recicláveis: Realizada pela Sanepar, nos imóveis, de segunda a sábado, de acordo com o cronograma por bairro ou na Associação de Reciclagem, na Avenida Maranhão, esquina com a Avenida Allan Kardec, das 08h às 17h30;

• Lâmpadas: Supermercado Paraná (Av. das Fábricas, 461); Supermercados Cidade Canção (Av. Edson de Lima Souto, 40 e Avenida Pará, 437) e Eletroluz (Av. Piauí, 704);

• Medicamentos: Nas farmácias e drogarias;

• Óleo de cozinha: Segunda a sábado, das 08h às 17h30: Associação de Reciclagem, na Avenida Maranhão, esquina com a Avenida Allan Kardec ou no Ecoponto de coleta do bairro;

• Eletroeletrônicos/Eletrônicos: Quarta-feira, das 13h às 17h: Viveiro Municipal Benedito Zanzarini, Rua Afonso Pena, 366;

• Pneus: Quarta-feira, das 08h às 17h30: Viveiro Municipal Benedito Zanzarini, Rua Afonso Pena, 366;

• Entulho: Segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Pequenos geradores de até 2m³ no Depósito da Vila Sete (final da Rua Paraíba);

• Galhadas e podas de árvores e jardinagem: Segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Pequenos geradores de até 2m³ no Depósito da Vila Sete (final da Rua Paraíba);

• Pilhas e baterias: Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30, na seda da Secretaria do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Av. Piauí, 2.099, e em todos os supermercados;

• Móveis e madeiras em geral: Segunda a sexta-feira, das 08h às 17h30 e sábado, das 08h às 12h: Avenida Santos Dumont, 1115 (próximo ao aeroporto);

• Embalagem de agrotóxicos: efetuar a tríplice lavagem e devolução ao vendedor (logística reversa).

Já nos distritos quem realiza o trabalho de coleta é a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. Em São Lourenço, os recolhimentos acontecem nas segundas e quintas-feiras. E em Vidigal, nas terças e sextas-feiras. Todas as informações sobre os tipos de destinação, coleta e cronogramas estão disponíveis no site: https://cianooooorte.my.canva.site/coleta-de-lixo.